Compras

Compras

Compras

O que é gestão da demanda e como fazer na sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 3, 2023

January 3, 2023

January 3, 2023

Já teve que parar a produção por não ter os insumos necessários para continuar o trabalho? Se sim, isso pode indicar que sua empresa precise melhorar a gestão da demanda.

Gestão de demandas pode ser definida como um conjunto de direcionamentos e boas práticas que ajuda um negócio a organizar sua rotina, ações e tarefas, de modo que isso contribua para que tudo seja atendido no prazo e com qualidade.

Esse gerenciamento é extremamente importante. Isso porque ele ajuda a conhecer as necessidades que um negócio tem para operar, permitindo saber, por exemplo, o ponto de ressuprimento e o estoque de segurança.

Além de identificar as necessidades internas, a gestão de demandas  olha para as necessidades externas que envolvem os desejos do cliente e do mercado.

Quer aprender como fazer uma gestão da demanda da cadeia de suprimentos e manter o fluxo de trabalho sempre ativo? Continue a leitura e aprenda por onde começar esse processo, além das vantagens e consequências de não executá-lo.

O que é gestão da demanda?

A gestão da demanda é o processo que auxilia a conhecer, organizar, acompanhar e atender as necessidades de uma empresa em relação a todos os detalhes que envolvem a realização do trabalho, contribuindo para  as tomadas de decisão.

Afinal, com inúmeras tarefas sendo realizadas ao mesmo tempo, se não existir uma organização, podem faltar insumos importantes para atender a produção e ganhar competitividade no mercado.

A gestão da demanda também ajuda a gerenciar  as tarefas, evitando sobrecarregar o fluxo de trabalho e períodos longos de pausa.

Por isso, as companhias precisam definir como desejam trabalhar para ganhar competitividade e organizar as demandas para manter o ritmo de produção ou prestação do serviço.

Diferenças entre gestão de demanda interna e externa

Para fazer um gerenciamento completo, é necessário estar atento às demandas internas e externas. As diferenças entre essas duas formas de gestão são:

  • Gestão de demandas internas: são aquelas que as empresas precisam atender para funcionar com todo seu potencial como mão de obra, atualização de ferramentas e equipamentos, compra de insumos, treinamentos etc;

  • Gestão de demandas externas: são as que têm relação com as tendências do mercado e as necessidades que os clientes manifestam em relação ao produto ou serviço oferecido.

As demandas de cada categoria devem ser elencadas e colocadas em ordem de prioridade para que cada pedido seja atendido no tempo necessário. Saiba mais sobre o método no vídeo abaixo:

https://youtu.be/6xewTHHnKdc

Quais são os objetivos do gerenciamento de demandas?

O principal objetivo de implementar a gestão de demandas é ter um plano de trabalho organizado. Dessa forma, as empresas conseguem equilibrar disponibilidade e quantidade de trabalho, reduzindo redundâncias e erros.

Os prazos de produção e de despacho de pedidos também podem ser mais bem gerenciados uma vez que a cadeia de suprimentos se mantém ativa e totalmente abastecida.

Outro objetivo desse trabalho é permitir que o negócio aproveite as oportunidades de atender pedidos extras, conseguindo deixar uma margem para ofertas inesperadas, mas que são vantajosas.

Leia também: 5 diferenças entre cadeia produtiva e cadeia de suprimentos.

Qual a importância da gestão da demanda?

A importância da gestão de demanda está no fato de que, com ela, a empresa consegue trabalhar de forma clara e orientada. Seus processos ajudam a identificar detalhes importantes como:

  • sazonalidade das vendas, especialmente os momentos de hiperprodução;

  • alterações nos prazos;

  • necessidade de compra de insumos; 

  • o que será prioridade, entre outros.

Também mantém as empresas atualizadas com as principais tendências do mercado e sobre o futuro da cadeia de suprimentos, como hábitos de consumo, o que os clientes buscam no momento, o que esperam das empresas, ferramentas para acompanhar demandas, entre outros pontos.

Dessa forma, tanto as atividades internas quanto externas podem ser realizadas com mais precisão e qualidade pela equipe.

11 vantagens da gestão de demanda para o seu negócio

Considerando que a gestão de demanda é uma maneira de organizar todas as tarefas e atribuições que uma empresa precisa dar conta no seu dia a dia, é certo que esse processo traz uma série de vantagens, concorda?

Pensando dessa forma, alguns dos maiores benefícios que podem ser obtidos com esse modelo de gerenciamento são:

  • maior controle sobre o uso dos recursos da companhia, sejam eles financeiros, materiais ou humanos;

  • redução das falhas operacionais, o que também ajuda a reduzir custos;

  • aumento do Retorno sobre Investimento (ROI);

  • diminuição da necessidade de retrabalho;

  • aumento da produtividade dos times, por estar claro o que precisa ser feito e quais são as prioridades;

  • melhora o engajamento dos times;

  • atendimento e entrega de tarefas no prazo estimado;

  • melhora da qualidade dos serviços e/ou dos produtos entregues aos clientes;

  • aumento no nível de satisfação dos clientes;

  • aumento da capacidade de responder e se adaptar mais rapidamente a mudanças;

  • identificação e descarte de etapas que tornam os processos demorados;

  • burocráticos e/ou que não agregam valor às soluções oferecidas.

Não deixe de ler este artigo: "Digitalização de processos: vantagens e desafios para aperfeiçoar o setor de Compras"

Como fazer gestão da demanda da cadeia de suprimentos?

Agora que você já entendeu o que é gestão de demanda, os objetivos do trabalho e sua importância, reunimos algumas dicas essenciais para criar um processo desse tipo de gerenciamento na cadeia de suprimentos na prática!

1. Conheça as necessidades da sua empresa

O primeiro passo para uma gestão de demandas bem estruturada é conhecer as necessidades da empresa.

Provavelmente, a equipe sabe quais são as demandas, mas a ideia aqui é sistematizar o processo e registrá-las em ordem de prioridade. 

Organize uma lista dos materiais necessários, fornecedores que devem ser acionados, tempo de produção, quantidade de funcionários por setor, entre outros relacionados.

2. Use fluxograma para orientar o abastecimento

O fluxograma de processos é uma representação visual da realização de uma tarefa passo a passo. Representações assim servem de apoio para manter a cadeia de suprimentos abastecida e para identificar os momentos em que o reabastecimento é necessário.

Cada passo pode ser representado por um formato geométrico, facilitando a checagem na prática. Para ajudar, vale a pena implementar um software SRM (Supplier Relationship Management)  para saber quando e quais fornecedores já qualificados acionar.

3. Faça uma lista com tarefas prioritárias

Outra atividade importante para a gestão da demanda é seguir trabalhando com prioridades, ou seja, saber quais necessidades vêm primeiro para não interromper o fluxo de trabalho.

Dessa forma, a equipe pode trabalhar com mais segurança, atendendo toda a cadeia de suprimentos no tempo certo, conseguindo escolher sempre a melhor opção da lista de fornecedores.

4. Tenha um cronograma para acompanhar a sazonalidade das demandas

A sazonalidade das demandas também faz parte da gestão de demandas, pois é necessário saber os períodos de maior abastecimento. Nessas épocas, pode haver aumento de produção ou da demanda por um determinado serviço.

Para isso, pode ser necessário reforçar a equipe, ter mais insumos, matéria-prima, embalagens, equipamentos, entre outros disponíveis.

Cada necessidade é atendida por um fornecedor, então, com o apoio de um cronograma as compras podem ser planejadas com antecedência.

Leia também: "Como fazer uma boa gestão de compras: 4 práticas indispensáveis"

5. Mantenha uma comunicação clara com a equipe

Após definir as etapas acima, é importante comunicar a equipe como a gestão de demanda é executada e quem é o responsável pelo gerenciamento de cada etapa.

Assim, todos os colaboradores passam a seguir os mesmos protocolos, e os gestores se mantêm atentos ao andamento de cada tarefa.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

As 9 maiores consequências da má gestão de demanda

Caso não consiga, ou não considere necessário, colocar em prática as orientações que acabamos de citar, saiba que pode haver várias consequências negativas para o seu negócio.

Para que você tenha uma ideia melhor sobre isso, saiba que entre os principais impactos que a má gestão de demanda pode causar na sua empresa estão:

  • perdas financeiras por ineficiência produtiva e/ou gastos desnecessários;

  • aumento dos custos operacionais;

  • queda do nível de satisfação dos clientes, o que tende a levar à perda de vendas e, por consequência, de faturamento;

  • baixa do desempenho, engajamento e da produtividade dos times;

  • paradas na produção e/ou na entrega de serviços por falta de matéria-prima;

  • períodos ociosos por falta de insumos para produzir ou de excesso de trabalho para superar essas paradas;

  • perda de poder competitivo;

  • comprometimento da imagem da empresa perante clientes, parceiros de negócio, fornecedores, investidores e demais stakeholders. 

Aproveite e leia este artigo: "Como melhorar a reputação da empresa: estratégias eficazes para fortalecer sua organização"

Qualifique os fornecedores para atenderem suas demandas!

Na gestão da demanda da cadeia de suprimentos, saber quais são as necessidades da empresa é tão importante quanto saber como atendê-las.

Os fornecedores devem passar por um processo de qualificação e homologação que ajude a criar um banco de parceiros cadastrados ao qual seja rápido recorrer.

A Linkana dá suporte para essa operação por meio de tecnologias inteligentes para combater a burocracia e aumentar a eficiência na gestão dos seus fornecedores.

Focada na automatização de consultas públicas de CNPJ, nossa plataforma oferece também uma série de funcionalidades como gerenciar toda sua rede de fornecedores em um só lugar.

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Os diferenciais que você encontra na nossa solução são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Quanto às funcionalidades do sistema, você e seu time terão acesso a:

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Quer saber mais como tomar decisões de fornecedores inteligentes, orientadas a dados e de forma muito mais otimizada? Então preencha agora o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market