Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para o setor de consórcios: 5 cuidados a serem tomados

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 3, 2022

October 3, 2022

October 3, 2022

Uma boa gestão de fornecedores para o setor de consórcios deve ter como objetivo melhorar a experiência do cliente e promover o crescimento da empresa.

Para isso, a contratação de fornecedores desse segmento precisa considerar alguns pontos de análise bem importantes. Um deles é a proteção dos dados sensíveis dos clientes em cumprimento ao determinado pela LGPD

Uma forma de conseguir isso é, por exemplo, contratando um sistema de gestão — como um CRM, Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente — que garanta a proteção de todas as informações registradas, armazenadas e tramitadas por esse software.

Mas, para isso, é essencial encontrar um terceiro que atenda fielmente a essas diretrizes, ao mesmo tempo que forneça um sistema de qualidade, robusto, e que disponibilize as funcionalidades que a empresa de consórcios precisa.

A melhor forma de alcançar esse resultado é solicitando as documentações corretas dos potenciais fornecedores e qualificando-os adequadamente. 

Para isso, é preciso pensar em uma gestão de fornecedores para o setor de consórcios que considere cinco cuidados em especial.

Confira quais são agora, neste artigo!

5 cuidados para uma gestão de fornecedores para o setor de consórcios eficiente

De acordo com dados da ABAC, Associação Brasileira de Administradores de Consórcios, o setor de consórcios fechou o 1° semestre de 2022 com o melhor resultado de vendas dos últimos dez anos.

Foram contabilizadas 1,85 milhões de novas cotas vendidas, número que representa um crescimento de 12,1% da quantidade vendida no mesmo período de 2021.

Mas para uma empresa desse segmento fazer parte dessa estatística, ela deve superar alguns desafios e obstáculos. 

Por essa razão, a gestão de fornecedores para o setor de consórcio deve se atentar a pontos como:

  • atendimento às legislações vigentes;

  • contratação de profissionais certificados;

  • garantia de transparência nos processos e serviços oferecidos;

  • segurança de dados;

  • serviço de atendimento ao cliente.

Atendimento às legislações vigentes

A principal diretriz do mercado de consórcios é a Lei n°11.795 de 8 de outubro de 2008, a qual define desde os conceitos fundamentais do segmento, passando por questões com órgão regulador e fiscalizador, diretrizes de assembleias, encerramentos de grupos, potenciais penalidades, entre outros pontos.

Companhias que atuam nesse segmento precisam, obrigatoriamente, seguir essas definições, o que acaba estendendo muitas delas para os fornecedores contratados. 

Contratação de profissionais certificados

Certificações sempre diferem e destacam profissionais e empresas. Esses documentos são essenciais, uma vez que  atestam a qualidade dos produtos e/ou serviços fornecidos.

Para esse setor há a certificação PCA10, oferecida pela Abac e direcionada exclusivamente para os profissionais de consórcio. A proposta dessa certificação é atestar o conhecimento técnico dos agentes desse mercado, conferindo muito mais segurança e excelência nos atendimentos prestados aos clientes.

Somado a isso, vale destacar também a importância da contratação de fornecedores que são certificados como diversos, a fim de adequar a sua empresas às atuais expectativas do público e de investidores, bem como para expandir seu cadastro de fornecedores e gerar novas oportunidade de parcerias.



Garantia de transparência nos processos e serviços oferecidos

Outro desafio da gestão de fornecedores para o setor de consórcios é garantir a transparência dos processos e serviços oferecidos, critérios essenciais para todos os segmentos que envolvem movimentação de valores.

Para alcançar esse resultado, um dos caminhos é que você, como gestor, implemente em sua  empresa soluções e sistemas que permitam o registro e o acompanhamento dos contratos firmados. .

Emissões periódicas de relatórios e processos de prestação de contas são outras abordagens que ajudam a aumentar a confiabilidade dos clientes junto à companhia.  


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Segurança de dados

E como dissemos logo na abertura deste artigo, a segurança de dados é outro critério essencial a ser considerado em uma gestão de fornecedores para o setor de consórcios. 

A LGPD de fornecedores, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, ajuda a mitigar riscos para a empresa contratante desses provedores.

A partir do momento em que as soluções oferecidas pelos fornecedores, a exemplo de sistemas de gestão de clientes, seguem as normas estabelecidas por essa diretriz, a companhia contratante se protege de possíveis problemas relacionados à guarda e ao uso indevido dos dados sensíveis dos seus clientes.

Serviço de atendimento ao cliente

De acordo com dados do relatório CX Trends 2022, da Zendesk, 90% dos consumidores afirmam que gastam mais com empresas que personalizam o seu atendimento ao cliente.

A gestão de fornecedores para varejo automotivo e do setor de consórcios deve se preocupar com o atendimento ao cliente no que se refere a, por exemplo, contratação de provedores dos equipamentos necessários para montar um call center.

Aqui entram também pontos como o fornecimento de softwares de gerenciamento de cliente e controle de chamados, entre outros relacionados.

A ideia é usar ferramentas que garantam um atendimento ao cliente contínuo, fluido, dinâmico e seguro.

Como a Linkana pode ajudar nesse tipo de gestão de fornecedores?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

As funcionalidades da solução da Linkana contemplam:

Quanto aos diferenciais do software de gestão de fornecedores da Linkana estão:

  • Perfis de fornecedores certificados → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.


Para saber como ter todos esses recursos aí, na sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo:


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market