Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores em saúde odontológica: como garantir qualidade e entrega?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 13, 2022

October 13, 2022

October 13, 2022

A garantia de qualidade e a segurança dos equipamentos e insumos, certamente, é um dos principais pontos de atenção e de cuidado em uma gestão de fornecedores em saúde odontológica. 

Tendo que obrigatoriamente cumprir uma série de exigências da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão fiscalizador vinculado ao Ministério da Saúde, a equipe de compras e procurement desse setor precisa ter certeza de que tudo o que é adquirido para a clínica odontológica não gerará nenhum dano à saúde e/ou à vida dos pacientes.

Somado a isso, é extremamente necessário assegurar um bom estoque, a fim evitar que procedimentos sejam desmarcados ou reagendados por falta de insumos.

Por razões como essas é que a gestão de fornecedores em odontologia requer uma boa pesquisa de mercado e a qualificação correta dos potenciais provedores. Afinal, a compra de materiais e equipamentos para negócios desse setor devem ter qualidade, segurança, seguir os parâmetros exigidos pelo órgão regulamentador, e ainda contribuir para que o fluxo de atendimento da clínica não seja interrompido.

Todos esses pontos juntos ajudam a entregar um atendimento seguro e de excelência para os pacientes, condições que contribuem para elevar o nível de satisfação e, consequentemente, levar à fidelização.

Essa, por sua vez, melhora a imagem da clínica odontológica, ajuda a atrair novos pacientes, e a aumentar o faturamento.

Mas para chegar a resultados como esses, alguns obstáculos de gestão de fornecedores em saúde odontológica precisam ser superados. Siga a leitura deste artigo para conferir quais são e como resolvê-los.

5 desafios da gestão de fornecedores em saúde odontológica

Dos desafios para a realização de uma boa gestão de fornecedores em saúde odontológica, os cinco que mais se destacam são:

  • garantir a qualidade dos materiais e equipamentos;

  • analisar bem o custo-benefício;

  • assegurar o cumprimento do prazo de entrega;

  • garantir o estoque necessário;

  • conseguir acesso a novas tecnologias.

Garantir a qualidade dos materiais e equipamentos

A Anvisa é o órgão responsável pelo estabelecimento de normas e regras para o setor odontológico. Entre as suas diretrizes estão a aprovação da infraestrutura, a verificação do uso de EPIs pelos profissionais e das instalações elétricas e eletrônicas do local.

Ainda que não verifique diretamente os insumos e equipamentos que são adquiridos pelas clínicas odontológicas, é importante que os compradores saibam que existe a Portaria n° 384, de 18 de dezembro de 2020, do Inmetro, que aprova os requisitos de avaliação da conformidade para equipamentos sob regime de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Considerando essas normativas, e a busca pelo bem-estar dos pacientes, a garantia de qualidade de insumos e equipamentos é fundamental para assegurar o cuidado com a saúde das pessoas atendidas durante e após os procedimentos dentários.

Analisar bem o custo-benefício

Na tentativa de não comprometer o orçamento do negócio, o saving de compras pode afetar a qualidade do que está sendo adquirido. Aqui, vale destacar que a saving a qualquer custo é uma característica do comprador do passado.

O gestor de compras do futuro acredita na necessidade de resiliência de sua cadeia de fornecimento. Por isso, constrói alianças estratégicas com fornecedores, diversificando sua base de provedores, buscando inovação e criando estratégias para se antecipar e prevenir riscos.

Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaUm único sistema controlando tudo.Um hub central que se conecta com apps facilmente.FornecedorSaúde financeira, qualidade e performance.Saúde financeira, qualidade, performance, ESG e D&I



Assegurar o cumprimento do prazo de entrega

Outro importante ponto de atenção de uma gestão de fornecedores em saúde odontológica é somente fechar parceria com provedores que têm capacidade para cumprir o prazo de entrega.

Para isso, é necessário avaliar o porte desse fornecedor e se a sua estrutura é suficiente para suprir a demanda do consultório dentário e/ou da sua rede.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, a falta de insumos, ou mesmo a quebra de equipamentos, pode gerar cancelamento de consultas e de procedimentos odontológicos.

Ocorrências desse tipo afetam diretamente a saúde dos pacientes, levando-os a buscar outras clínicas odontológicas para resolver seus problemas. Isso compromete seriamente a imagem da empresa e, por reflexo, o seu faturamento.

Garantir o estoque necessário

Seguindo essa linha, a gestão de fornecedores em saúde odontológica também precisa identificar o momento certo de comprar materiais e de solicitar a manutenção dos equipamentos.

A ideia é não comprar itens em excesso, nem solicitar revisões desnecessárias, pois isso afeta negativamente o planejamento orçamentário do negócio. Porém, é fundamental um equilíbrio, providenciando novas compras a tempo para que o estoque não baixe ao ponto de comprometer os atendimentos.

Conseguir acesso a novas tecnologias

As novas tecnologias têm sido parte importante do setor odontológico nos últimos anos. Cada dia mais soluções modernas e atualizadas ajudam a cuidar da saúde bucal e também da parte estética dos dentes dos pacientes.

Próteses com materiais diferenciados, como a zircônia, aparelhos ortodônticos invisíveis, anestesia eletrônica, entre outros, são apenas alguns exemplos de tecnologias novas para esse segmento.

A gestão de fornecedores em odontologia deve considerar provedores que contribuam para que o negócio siga essa linha de evolução e de novidades. Desse modo, é possível alinhar um bom fornecimento de materiais e equipamentos à entrega de um atendimento moderno aos pacientes.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como a Linkana ajuda a aprimorar a gestão de fornecedores em odontologia?

A Linkana ajuda a aprimorar a gestão de fornecedores em odontologia por ser o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. 

Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

O problema que a Linkana resolve é inerente a corporações (enterprise) que têm áreas procurement grandes, complexas e maduras. Entre as nossas histórias de sucesso, houve a redução de até 90% do tempo gastos para cadastro e onboarding de fornecedores.

Verificações automáticas, monitoramento e alertas, avaliação de performance, são apenas algumas das funcionalidades que você encontra nesse sistema.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Para trazer a Linkana para o seu negócio, basta preencher agora mesmo o formulário abaixo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market