Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores em locação de carros: quais desafios precisam ser enfrentados?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 14, 2022

October 14, 2022

October 14, 2022

O trabalho da gestão de fornecedores em locação de carros vai muito além de apenas garantir o abastecimento da frota. 

Os profissionais dessa área precisam também encontrar fornecedores qualificados para a oferta de materiais para a higienização correta dos veículos, terceiros para manutenção preventiva e corretiva da frota, fornecimento de sistemas de gerenciamento, entre diversas outras soluções.

A ideia é que os fornecedores escolhidos contribuam para o ritmo de funcionamento de um negócio desse tipo — por exemplo, garantindo a entrega de automóveis que foram para vistoria dentro de um prazo que não comprometa o atendimento da demanda de clientes.

E por falar em demanda de atendimento, um relatório da Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito dos Estados Unidos, denominado "Perspectiva Fitch Ratings 2021: Locação de Veículos, Máquinas e Equipamentos no Brasil", apostou a perspectiva de crescimento de 17% da receita das empresas que oferecem serviço de aluguel de veículos para pessoas físicas e pessoas jurídicas

Esse é um reflexo do novo comportamento dos brasileiros, que diminuíram a compra de veículos próprios para utilizar serviços de locação também como uma forma de reduzir gastos financeiros.

De acordo com dados da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgados em uma matéria do site CNN Brasil, a venda de veículos teve uma queda de 4,81% no mês de junho de 2022. Comparando com junho de 2021, a redução foi de 2,39%.

Mas ainda que o mercado de aluguel de automóveis esteja se mostrando bastante promissor, para uma gestão de fornecedores em locação de carros realmente eficiente, o time de compras e procurement precisa enfrentar alguns obstáculos.

Confira agora, neste artigo, quais são e como resolvê-los.

Os 5 desafios de uma gestão de fornecedores em locação de carros

Na lista com os principais desafios de gestão de fornecedores em locação de carros, os de maior destaque são :

  • conseguir fornecedores qualificados para a manutenção dos veículos;

  • ter acesso a combustíveis de qualidade;

  • contratar seguros a um bom custo-benefício;

  • firmar parceria com bons fornecedores de tecnologia;

  • garantir o estoque de materiais para higienização dos automóveis.

Conseguir fornecedores qualificados para a manutenção dos veículos

A manutenção dos veículos alugados é primordial para garantir a segurança e a boa experiência do cliente. Isso porque oferecer automóveis que parem no meio do percurso e que deixem "o locatário na mão", compromete seriamente a imagem e a reputação da empresa.

Mas além de serviços de qualidade, é preciso avaliar o tempo para que os veículos voltem prontos para a locadora. Em outras palavras, é fundamental que as manutenções  sejam feitas com atenção e qualidade, mas sem causar déficit na frota, de modo que clientes deixem de ser atendidos por falta de veículos.

Ter acesso a combustíveis de qualidade

Quando se pensa em gestão de fornecedores em locação de carros, um dos primeiros fornecedores que surgem na mente se refere ao abastecimento da frota.

Em linhas gerais, as locadoras de carros entregam para o cliente o veículo com tanque cheio, sendo que esse precisa fazer a devolução da mesma forma. Ou seja, é fundamental ter um bom parceiro para que a empresa garanta essa oferta de combustível de acordo com o planejado.

Nesse cenário é preciso considerar não apenas o preço que será pago pelo combustível, mas também a qualidade desse produto. Isso porque, além de comprometer a mecânica do carro, combustíveis de baixa qualidade afetam o desempenho do veículo, o que pode gerar a insatisfação do cliente.

Uma maneira de resolver isso é buscar o melhor custo-benefício que for possível, alinhando qualidade a um bom preço.

O comprador do passado costuma tentar a redução de valores a qualquer custo, mesmo que isso impacte negativamente na sua base de fornecimento. O gestor de compras do futuro, por sua vez, preza pela resiliência e pelo acréscimo de valor à cadeia de suprimentos.

Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaUm único sistema controlando tudo.Um hub central que se conecta com apps facilmente.FornecedorSaúde financeira, qualidade e performance.Saúde financeira, qualidade, performance, ESG e D&I


Contratar seguros a um bom custo-benefício

A mesma linha de raciocínio que acabamos de citar pode ser utilizada na hora de contratar seguros para a frota. Esse serviço é primordial tanto para reduzir gastos para os clientes quanto para a locadora de veículos.

Dessa forma, o ideal é identificar seguradoras idôneas, com boa reputação no mercado, que ofereçam serviços completos e tenham atendimento rápido caso precisem ser acionadas.

Dica de leitura: "Gestão de reputação: o que é, qual sua importância e como aplicar

Firmar parceria com bons fornecedores de tecnologia

A tecnologia é uma forte e importante aliada das empresas de locação de veículos. No caso, estamos falando de, por exemplo, contratação de softwares de agendamento e de sistemas de validação de documentos.

O primeiro tem por objetivo facilitar o atendimento ao cliente e garantir que um mesmo carro não seja alugado por duas pessoas distintas ao mesmo tempo. Já o segundo protege a empresa de possíveis fraudes, ao fazer automaticamente a verificação de antecedentes, confirmação de identidade real do motorista, entre outras análises similares.

O desafio aqui fica por conta da identificação de um fornecedor qualificado para a entrega dessas soluções, sem riscos de interrupções e que protega corretamente os dados transacionados dos clientes.

Leia também: "Gestão de terceiros na LGPD: o que é + cuidados essenciais"

Garantir o estoque de materiais para higienização dos automóveis

Desde o período mais intenso da pandemia, a higienização correta dos veículos tem sido uma das grandes preocupações das empresas que trabalham com locação de carros.

Uma forma de garantir que os automóveis sejam higienizados o máximo possível é treinando adequadamente a equipe que fará esse serviço e fornecer a esses profissionais os produtos certos para a realização dessa tarefa.

Essa oferta está diretamente atrelada à gestão de fornecedores em locação de carros, pois é por meio desse gerenciamento que se garante o bom fluxo do estoque de itens de limpeza. Isso, consequentemente, contribui para que os automóveis sejam liberados para os clientes dentro de um prazo que não compromete o fluxo de atendimento do negócio.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Aprimorando a gestão de fornecedores em locação de carros com a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Das histórias de sucesso da Linkana, estão empresas que reduziram em até 90% o tempo gasto com cadastro e onboarding de fornecedores. 

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Nossos diferenciais:

  • Perfis de fornecedores certificados O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Para ter a solução da Linkana na sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market