Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Tudo sobre fornecedores verdes: por que é importante contratá-los?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 9, 2023

October 9, 2023

October 9, 2023

Os fornecedores verdes são aqueles que incorporam boas práticas ambientais em seus processos, de modo que as atividades econômicas realizadas gerem o mínimo possível de danos ao meio ambiente.

Também conhecidos como fornecedores sustentáveis, são empresas que também se preocupam com questões socioambientais no que se refere a quanto seus processos podem impactar negativamente a natureza e, por consequência, a saúde e a vida das pessoas, de maneira direta ou indireta.

Como você pode ver, esse conceito está diretamente relacionado à adoção do conceito ESG por parte desses parceiros de negócios. Justamente por esse motivo, é tão importante para o crescimento saudável da empresa contratante.

Entre as razões pelas quais isso acontece, uma que se destaca é prezar pela sustentabilidade na cadeia de suprimentos, pois ajuda sua marca a chamar positivamente a atenção do público-alvo

Como resultado, a tendência é melhorar o relacionamento com os clientes e demais stakeholders, gerando aumento no volume de vendas e, consequentemente, no faturamento.

Quanto a essa percepção, saiba que a pesquisa “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”, do Opinion Box, revelou que, entre os 2.246 entrevistados, 75% afirmaram que as empresas que adotam práticas sustentáveis têm mais chances de conquistar clientes.

Todavia, é preciso dizer que não basta a companhia incorporar essas ações. É fundamental que todos os agentes relacionados atuem da mesma forma. E isso inclui os participantes da rede de abastecimento.

Para entender melhor esse ponto de vista, siga a leitura deste artigo e confira, agora, o que são fornecedores verdes, como identificá-los, o porquê contratá-los, o que contempla a ideia de compras verdes e muito mais sobre o assunto.

O que são fornecedores verdes?

Fornecedores verdes, ou fornecedores sustentáveis, são empresas fornecedoras que realizam as atividades empresariais com base em processos, parâmetros e metodologias socioambientais. Ou seja, são negócios cuja atuação está pautada em causar o mínimo possível de danos ao meio ambiente, à vida e à saúde das pessoas.

Aqui, estamos falando em empresas fornecedoras que, por exemplo:

  • adotam medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE);

  • operam utilizando fontes de energia renovável;

  • usam materiais recicláveis;

  • trabalham com logística reversa;

  • entre outras condutas similares.

Dica! Aproveite e leia também: "O que é logística sustentável e qual a importância?"



O que são compras verdes?

Compras verdes são aquisições que incorporam critérios ESG aos seus processos, principalmente os voltados para as questões ambientais e sociais. 

Parte do conceito de fornecedor sustentável, na prática, significa a obtenção de matéria-prima, insumos e/ou serviços sob a ótica do atendimento a esses pilares.

Por exemplo, realizar uma compra verde na sua empresa significa que o time de compras e procurement não avaliará apenas as questões como preço, formas de pagamento, qualidade, tempo de entrega e outros aspectos comuns dessa atividade.

No caso, a conduta da empresa fornecedora sobre questões ambientais e sociais também será considerada como um dos critérios para a tomada de decisão. 

Quanto ao pilar da governança corporativa, pode-se considerar, por exemplo, a transparência do negócio, por meio da verificação de relatórios de sustentabilidade obrigatórios que comprovam quais são as práticas ESG adotadas e os resultados alcançados pelo fornecedor.

Não deixe de ler este artigo: "Relatórios GRI: por que são relevantes para quem adota as práticas de sustentabilidade?"


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Por que optar por fornecedores sustentáveis?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, optar por fornecedores sustentáveis para compor sua cadeia de abastecimento ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes, gerando mais vendas e aumento no faturamento.

Entretanto, esse não é o único motivo pelo qual você deve trazer para sua empresa os fornecedores sustentáveis.

Aqui, é preciso ter em mente que não trabalhar dessa forma eleva as chances de riscos reputacionais, por exemplo. Quanto a isso, imagine vincular sua marca a uma que causa desmatamento ilegal, polui rios e mares ou afeta negativamente a vida de animais.

Concorda que, ainda que não tenha participação direta nesses eventos, o público pode considerar sua companhia conivente com essas práticas? Indo um pouco mais além, os órgãos fiscalizadores podem chegar à mesma conclusão, aplicando penalidades que geram problemas jurídicos e financeiros ao seu negócio.

Devido a motivos como esses é que não basta sua companhia adotar boas práticas ESG. O conceito somente está sendo explorado na íntegra quando seus parceiros de negócio seguem o mesmo caminho. Por isso, é tão importante optar por fornecedores sustentáveis para abastecer sua organização.

Como identificar fornecedores verdes?

A melhor maneira de identificar fornecedores verdes é contando com a ajuda da tecnologia. Isto é, utilizando ferramentas que fazem automaticamente a verificação da existência ou não de licenças e certificações ambientais, selos de sustentabilidade e outros dados com foco em ESG.

Um ótimo exemplo de solução desse tipo é o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos de indicadores socioambientais e de governança da Linkana.

O Linkana ESG Rating atribui pontuações aos documentos e informações apresentados pelos próprios fornecedores, revelando o risco ESG que a contratação pode gerar para sua empresa.

Confira, neste vídeo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, como essa solução funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ&t=1s

Além disso, você pode contar com o Linkana ESG Exposure Index, ferramenta que determina o nível potencial de impacto ambiental, social e climático de um CNPJ, conforme as atividades econômicas realizadas.

Precisa de mais detalhes sobre essa solução? Então, preencha agora mesmo o formulário abaixo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market