Resources

ESG

ESG

ESG

ESG na indústria farmacêutica: quais as medidas do setor para incluir práticas socioambientais?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 1, 2022

October 1, 2022

October 1, 2022


Iniciativas ESG na indústria farmacêutica têm sido cada vez mais promissoras para diminuir os descartes impróprios de objetos perigosos. O fator é preocupante, em vista de  um setor que fatura R$66 bilhões por ano, como relata a Associação Brasileira de Redes de Farmácias de Drogarias (Abrafarma).

As políticas ESG envolvem interferências ambientais, sociais e de governança, cujo objetivo é minimizar o impacto na natureza, além de produzir tratamentos mais alcançáveis para a população.

A PWC, aponta os impactos da presença ou da falta de implementações do modelo ESG no mercado, e como eles afetam toda a cadeia produtiva, principalmente quando se trata de fortalecer os investimentos.

De acordo com a mais recente pesquisa global feita com investidores, em 2021, a empresa constatou que:

  • 79% consideram os riscos e as oportunidades ESG um fator importante na decisão de investimento;

  • 49% se desfazem do investimento se a empresa não tomasse ações para tratar as questões ESG;

  • 33% acreditam que a qualidade dos relatórios ESG atuais, em média, é boa.


Ou seja, adotar medidas de ESG ainda é um processo que caminha em passos curtos, porém, qualquer movimento se torna relevante para a mudança de hábito nas corporações.

Especificamente, neste artigo vamos abordar como funciona o modelo ESG na indústria farmacêutica. Você vai saber o conceito, os desafios, a importância, e muito mais. Continue com a gente!

O que é ESG?

ESG refere-se a environmental, social and governance, que, traduzido para o português, significa meio ambiente, sociedade e governança corporativa.

O “E” da sigla está relacionado a medidas ambientais. A mudança climática é o maior objetivo dos investidores, que se preocupam com as emissões de gases de efeito estufa, qualidade do ar e o gerenciamento da água.

O “S” refere-se às medidas sociais. Inserido na década de 60, o movimento dos Direitos Civis e da Guerra do Vietnã contribuiu para começar as ações socialmente responsáveis.

Em 2020, quando surgiu o movimento Black Lives Matter, a sociedade mundial mostrou-se preocupada com a falta de inclusão social, principalmente em razão dos grupos raciais e étnicos minoritários.

Nesse sentido, as empresas farmacêuticas se mostraram presentes na luta diária contra as desigualdades raciais, violência policial e racismo sistêmico, como também em uma relação sólida e transparente com a cadeia de fornecedores. 

Leia o nosso ebook de Programa de Diversidade de Fornecedores e entenda qual o melhor caminho que uma empresa brasileira deve trilhar para implementar um programa de diversidade de fornecedores de sucesso em nosso País.

Por fim, o “G” em ESG, ou governança, diz respeito às políticas de gestão da companhia. Estão inseridos nesse aspecto, pessoas que atuam em conselhos, interessados em prevenir contra práticas ilegais, como fraudes e subornos (compliance), e fortalecer a transparência e honestidade dentro das corporações.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Principal desafio de implantação de ESG na Indústria Farmacêutica 

O interesse em agregar aspectos ESG só aumenta, principalmente quando se trata do maior problema aparente: o preço dos medicamentos. Isso interfere nas avaliações ESG, pois dificulta a acessibilidade aos produtos.

Uma política ampla de subsídios para remédios está longe de ser prioridade da agenda brasileira. Entre baixas e altas, o País sofre uma média de reajuste de 11%, como constata o Sindusfarma.

Embora exista um programa de subsídios de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por sua vez, este é um processo lento, uma vez que a lista é restrita e nem sempre contempla as terapias indicadas para a população.


Medidas para implementar o ESG na indústria farmacêutica

O Health Research Institute (HRI), da PwC, analisou as iniciativas ESG de 32 empresas farmacêuticas e de biociências e descobriu que o setor poderia obter benefícios adicionais ao incorporar também um enfoque ambiental e de governança em sua estratégia geral.

Conforme a pesquisa, os esforços ESG na indústria farmacêutica e de biociências devem ser:

Ambiental

  • Frota de veículos sustentáveis;

  • Neutralidade de carbono em 5 a 10 anos;

  • Gestão avançada de resíduos e redução de custos de fabricação por meio de investimento em fabricação contínua ou outras tecnologias.


Social

  • Contribuições financeiras significativas para medicamentos e terapias acessíveis a comunidades carentes;

  • Adoção e incorporação precoce de diversidade em ensaios clínicos para pesquisa e desenvolvimento Resiliência da cadeia de suprimentos baseada na diversidade de fornecedores e em avaliação de riscos;

  • Esforços para melhorar a segurança do produto;

  • Programas abrangentes de D&I (diversidade e inclusão), voltados ao recrutamento e mentoria.


Governança

  • Relatório abrangente de responsabilidade social corporativa para monitorar e compartilhar o progresso mensurável em ESG;

  • Nomeação de liderança ESG;

  • Diversidade de gênero e raça nos conselhos de administração;

  • Metas de equidade salarial;

  • Políticas de ética, compliance e fraude.


Quais as principais formas de descarte ideais? 

Um ponto importante sobre a sustentabilidade hospitalar é em relação à produção de lixo nos hospitais e clínicas, o que leva à aplicação de ESG na indústria farmacêutica para  incentivar ações de armazenamento, retirada e coleta de resíduos a fim de evitar contaminações.

Além de realizar o descarte de forma segura, ao adotar medidas ESG, os hospitais se conscientizam sobre os possíveis acidentes com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais). Nesse sentido, são incluídas medidas para averiguar a durabilidade dos equipamentos, como prevenir imprevistos e prezar pela qualidade.


A importância de implementar o ESG na indústria farmacêutica 

O comprador do passado é aquele que acredita que governança e compliance em compras não são relevantes. Ele não os valoriza porque crê que o investimento não vale a pena e só traz burocracia.

Já o comprador do futuro abraça temas como causas ambientais, justiça e igualdade como valores pessoais. Ele é um agente transformador desta prática e realidade dentro do seu ambiente profissional.

Em meio às mudanças no setor farmacêutico a partir da pandemia, vale a pena inserir um modelo de sustentabilidade, governança e social neste ramo.

Diante disso, a Linkana ajuda em um aspecto fundamental: na aquisição de fornecedores diversos, com visões amplas e que geram insights poderosos para incluir um modelo de sustentabilidade adequado.

Nossa plataforma certifica e classifica fornecedores de acordo com boas práticas internacionais em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa.

Fazemos isso por meio de modelo proprietário de ESG rating criado para classificação e análise de fornecedores, bem como da nossa própria certificação de diversidade & inclusão para empresas pertencentes a mulheres, pretos, pardos, PcDs, indígenas e pessoas LGBTQIA+.

Quer saber como funciona? Preencha os dados do formulário abaixo e receba um primeiro diagnóstico ESG e D&I gratuito de sua base ativa de fornecedores:


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market