Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é uma empresa inapta e como o seu CNPJ pode ser regularizado?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 7, 2022

February 7, 2022

February 7, 2022

Uma empresa inapta é aquela que deixou de prestar informações essenciais, como documentações ou relatórios obrigatórios, para a Receita Federal, e, portanto, está incapacitada de realizar transações comerciais.

Diante disso, fazer negócios com uma empresa inapta oferece riscos às organizações que buscam fornecedores confiáveis e transparentes, já que não há garantias fiscais e legais de que os negócios serão cumpridos.

Entenda na prática o que é uma empresa inapta, como ela pode fazer para regularizar isso e como verificar o CNPJ e histórico de possíveis fornecedores.

O que caracteriza uma situação cadastral inapta? 

Uma empresa pode ser declarada como inapta caso omita declarações de contabilidade e demonstrativos por dois anos consecutivos para a Receita Federal ou se ela possui irregularidades em operações de comércio exterior.

Entre os principais documentos omitidos que podem tornar uma empresa inapta estão:

  1. Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);

  2. Escrituração Contábil Fiscal (ECF);

  3. Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);

  4. Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples – Declaratório (PGDAS-D)

  5. Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) – para MEI;

  6. Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) – para os optantes pelo Simples Nacional;

  7. Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

É muito normal que as pessoas confundam um CNPJ inapto com inativo. No entanto, há diferenças fundamentais entre essas condições.

A empresa com situação cadastral inapta é aquela que deixou de cumprir alguma obrigação fiscal. Já o CNPJ inativo se refere a uma instituição sem movimentação alguma em 30 dias. 

Essas movimentações se classificam em atividades:

  • operacionais;

  • não operacionais;

  • patrimoniais;

  • financeiras (investimentos e aplicações estão incluídos aqui).

No fim das contas, é importante saber que o caso mais grave é o CNPJ inapto, já que ele sinaliza omissões e falta de pagamentos à Receita Federal.

Quais são as restrições de uma empresa inapta?

A principal norma que estabelece orientações sobre uma empresa inapta é a Instrução Normativa RFB nº1863/2018

De acordo com esse documento, as restrições para as empresas inaptas incluem:

  • impedimento de participar de novas inscrições;

  • possibilidade de baixa de ofício de inscrição;

  • invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais;

  • nulidade de documentos fiscais;

  • responsabilidade dos sócios pelos débitos em cobrança.

Ou seja, a empresa inapta não pode cumprir com as suas atividades regulares, pois não é capaz de emitir notas fiscais, realizar operações comerciais ou movimentar contas bancárias.

Outro ponto é que o dono deste empreendimento pode perder o CNPJ e ter o seu negócio inscrito no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin), uma espécie de lista de inadimplentes fiscais que impede organizações privadas de funcionarem.

Além disso, um CNPJ inadequado traz prejuízos financeiros e de imagem para o estabelecimento em questão e também para aqueles que fazem negócios com ele. Por isso, é preciso seguir as normas e legislações vigentes na área e regularizar a sua condição, caso necessário.

Quer entender mais sobre riscos fiscais? Leia nosso texto “Conheça 4 riscos criminais e operacionais de comprar sem nota fiscal”.

Como consultar se uma empresa está inapta? 

Uma maneira fácil, rápida e gratuita de averiguar se uma empresa está inapta é fazendo uma busca no site “Consulta CNPJ” da Linkana. 

Essa é uma página aberta na qual você pode procurar o nome ou CNPJ de uma empresa e já puxar de forma simples todos os dados da Receita Federal. Também é possível navegar entre outros itens relevantes como CNAE, quadro societário e natureza jurídica.

Além da situação da empresa, o site da Linkana também direciona a pesquisa para a averiguação de comprovantes oficiais de regularidade fiscal como:

  • comprovante do Cartão CNPJ;

  • certidão negativa de tributos federais;

  • certificado de regularidade do FGTS;

  • certidão negativa de débitos trabalhistas;

  • comprovantes do Sintegra, do CNEP, do CEIS e do CEPIM.

CNPJ inapto: o que fazer?

Se ao consultar o CNPJ no site da Receira Federal a situação da organização aparece como inapta é preciso entender a origem disso.

O primeiro passo para quem busca o que fazer com o CNPJ inapto é verificar quais são as pendências e identificar as declarações emitidas no site da Receita Federal. A regularização só será possível com a entrega dos documentos ou escriturações omitidas. Nesse processo, é essencial contar com uma assistência contábil.

Como regularizar o CNPJ inapto?

Quem busca como regularizar o CNPJ inapto deve fazer o levantamento das documentações que deixaram de ser declaradas nos últimos dois anos, de acordo com o mês base, e separar as declarações e escriturações fiscais faltantes.

Em seguida, é preciso encaminhá-las para a Receita Federal, para que ela analise a reversão da inaptidão e indique os valores das multas a serem pagas em cada caso. 

Depois da regularização, o CNPJ volta a ficar ativo em até 24 horas e a empresa inapta volta a ter a possibilidade de fazer negócios. Para isso, é preciso garantir que as futuras obrigações sejam entregues no prazo.

Com o pagamento das multas e pendências, o empreendedor terá acesso também à Certidão Negativa de Débito.

Como buscar fornecedores com CNPJ ativo ?

Ao buscar parceiros comerciais confiáveis, é fundamental que a sua instituição faça uma avaliação minuciosa do histórico deles, por meio do levantamento dos dados vinculados ao CNPJ. Dessa forma, é possível contratar empresas ativas perante à Receita Federal. 

Indo além, ao procurar fornecedores por meio de um software de e-procurement, a sua organização consegue desburocratizar e tornar mais eficiente o seu processo de qualificação e homologação, fazendo uma varredura completa em bases públicas e privadas para escolher os parceiros comerciais mais confiáveis. 

A Linkana pode fazer todo esse processo para você! Nosso software emite automaticamente uma série de documentos, entre os quais estão o comprovante de inscrição e situação cadastral do CNPJ, a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União e o Certificado de Regularidade do FGTS.

Além disso, outras informações que são levantadas são se o empreendimento têm autuações ambientais, embargos, possui trabalhadores em condições análogas à de escravidão e a quantidade de ações trabalhistas que ela enfrenta, por exemplo. 

Tudo isso garante um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Acesse a Linkana para automatizar, facilitar e aprimorar o processo de cadastro, qualificação e homologação dos seus fornecedores!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market