Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Discriminação de fornecedores: o que é e como combater? 3 sugestões!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 24, 2023

April 24, 2023

April 24, 2023

A discriminação de fornecedores pode ser definida com atitudes de uma empresa fornecedora relacionadas à exclusão, distanciamento e/ou inferiorização de indivíduos, devido a parâmetros equivocados com bases preconceituosas.

Em outras palavras, são pensamentos e comportamentos embasados em ideias preconcebidas que discriminam as pessoas por conta de suas características, a exemplo de crença, orientação sexual, gênero, classe social, entre outras.

Ter na rede de abastecimento do seu negócio fornecedores com essa conduta pode gerar diversos problemas com seus stakeholders, a exemplo de situações constrangedoras e preconceituosas com funcionários e clientes, tais como agressões físicas ou verbais por conta da cor da pele, nacionalidade ou credo.

Quando isso acontece, a tendência é que sua marca perca credibilidade, confiabilidade, espaço no mercado e, consequentemente, faturamento.

Por motivos como esses é que é tão importante identificar e combater a discriminação de fornecedores. Afinal, essa é uma das maneiras de proteger o seu negócio dos riscos que podem surgir decorrentes desse tipo de parceria, contribuído para o seu crescimento e sucesso.

Com isso em mente, siga a leitura deste artigo e confira, em detalhes, o que é discriminação de fornecedores, como reconhecer, os impactos que podem trazer para sua companhia e o que fazer para combater.

O que é discriminação de fornecedores?

Discriminação de fornecedores consiste em atitudes e comportamentos discriminatórios praticados por parte de empresas fornecedoras.  

Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, trata-se de posturas e comportamentos baseados em atitudes preconceituosas, por meio das quais acredita-se que as características de uma pessoa podem ser vistas como parâmetros para destratá-las.

Como exemplo de discriminação na cadeia de fornecedores, podemos citar ofensas, provocações, insultos, desacatos, e outras ações semelhantes a pessoas do chamado grupo minoritário, o qual engloba:


  • mulheres;


  • pessoas negras;


  • membros da comunidade LGBTQIA+;


  • nordestinos, indígenas, e pessoas de outras etnias;


  • pessoas com deficiência (PcD), entre outros.


Aqui, também é importante listar a distinção e tratamento inadequado aos indivíduos devido a características e opções, como:


  • religião;


  • orientação sexual;


  • nacionalidade;


  • situação econômica;


  • idade (etarismo);


  • gênero, e outros relacionados.  


Por que é importante identificar a discriminação de fornecedores?

Existem diversos motivos pelos quais é importante saber como identificar discriminação na cadeia de fornecedores da sua empresa. Os dois que mais se destacam são:



  • evitar lidar com empresas fornecedoras que não estão em compliance com as leis vigentes;


  • proteger seus stakeholders de atitudes discriminatórias por parte dos seus fornecedores.


Evitar lidar com empresas fornecedoras que não estão em compliance com as leis vigentes

Esse primeiro motivo está relacionado ao fato que comportamentos discriminatórios infringem uma série de legislações e normas, começando pelos Direitos Humanos.

De acordo com o artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”.

Alguns outros exemplos de leis que, quando desrespeitadas, afetam a integridade de fornecedores, são:



  • Lei nº 7.437, de 1985: estabelece contravenções penais decorrente de práticas preconceituosas sobre raça, cor, sexo e/ou estado civil;



  • Lei nº 7.853 de 1989: estabelece normas e diretrizes quanto ao apoio a pessoas portadoras de deficiência e sua integridade social.

Como você já deve saber, lidar com fornecedores que não estão em compliance pode gerar para sua empresa transtornos fiscais, tributários, trabalhistas, entre diversos outros.

Dica! Confira mais sobre esse assunto no artigo: "Descubra problemas de Compliance em fornecedores que podem afetar sua empresa"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Proteger seus stakeholders de atitudes discriminatórias por parte dos seus fornecedores

O segundo motivo pelo qual é importante identificar e combater a discriminação na cadeia de fornecedores é para proteger os stakeholders da sua empresa.

No caso, estamos falando em evitar trazer para a convivência de clientes, funcionários, colaboradores, investidores, e outros agentes, empresas fornecedoras que praticam atos discriminatórios com as pessoas por conta de suas características.

O objetivo com essa ação é impedir que o relacionamento que o seu negócio tem com essas pessoas seja comprometido em decorrência dessas atitudes errôneas.

Quando situações assim acontecem, a imagem da sua marca é manchada, mesmo que sua empresa não tenha participação direta no ato. 

Como você pode imaginar, o reflexo disso tende a ser a queda no volume de vendas e de investimentos, condição que afeta seriamente o posicionamento de mercado, lucratividade e o crescimento do seu negócio.

Como combater discriminação de fornecedores?

A princípio, existem três maneiras de combater a discriminação na cadeia de fornecedores, que são:


  • romper contrato com a empresa fornecedora;


  • criar um código de conduta de fornecedores;


  • realizar uma boa due diligence dos fornecedores que pretende contratar.


Romper contrato com a empresa fornecedora

O rompimento do contrato com uma empresa fornecedora que pratica atos discriminatórios pode ser feito quando ela já faz parte da sua rede de abastecimento. 

No entanto, para isso, é fundamental se atentar às cláusulas contratuais, a fim de não gerar para o seu negócio problemas legais ou financeiros.

A ideia é retirar da sua supply chain esse fornecedor para não validar comportamentos desse tipo, nem tão pouco manter o nome da sua companhia atrelado a uma que realize atos ilegais e injustos.

Criar um código de conduta de fornecedores

A criação de um código de conduta específico para fornecedores é outra boa maneira de lidar com situações discriminatórias por parte dessas empresas e, com isso, proteger o seu negócio.

Trata-se de um documento no qual devem estar descritas todas as diretrizes éticas que precisam ser seguidas pelos fornecedores contratados, para manter um bom relacionamento entre vocês.

Vale destacar que o código de conduta de fornecedores pode ser criado livremente por cada empresa, seguindo seus valores, princípios, leis e normas relacionadas a esse tema.

Realizar uma boa due diligence dos fornecedores que pretende contratar

A due diligence de fornecedores é uma atividade que tem por objetivo levantar e avaliar potenciais riscos que uma empresa fornecedora pode trazer para o seu negócio.

Para chegar a isso, deve ser feita uma série de análises documentais, incluindo questões tributárias, fiscais, contábeis, financeiras, legais, trabalhistas e outras.

Ao fazer essa checagem mais apurada, é possível verificar, por exemplo, se o fornecedor que pretende contratar tem ou teve ligação com eventos discriminatórios, se responde processos dessa natureza, entre outras ocorrências relacionadas.

Como a tecnologia ajuda a analisar os fornecedores?

Sistemas robustos e completos de gestão de fornecedores, como o oferecido pela Linkana, automatizam o processo de recebimento e de análise de documentos apresentados por empresas fornecedoras, ajudando a mitigar riscos para o seu negócio.

Isso acontece porque contamos com tecnologia com Machine Learning e Inteligência Artificial para verificações automáticas, otimizando tempo, eliminando gargalos e aumentando a produtividade do seu time de compras e procurement.

Além disso, a Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Entre as funcionalidades que você encontra no nosso sistema está o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos dos indicadores socioambientais e de governança.

Essa verificação é fundamental, visto que o atendimento ao respeito pela igualdade está totalmente relacionado ao pilar social desse conceito.

Além desse recurso, somente no nosso sistema você tem:


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.



  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E&t=9s

Quer conhecer, em detalhes, todas as funcionalidades que oferecemos para melhorar a gestão de fornecedores da sua empresa? Então agende agora mesmo uma demonstração. Basta preencher o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market