Resources

Compras

Compras

Compras

Digital procurement: o que está por trás desse conceito? Qual sua importância?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 30, 2022

June 30, 2022

June 30, 2022

Digital procurement é o termo utilizado para elucidar a digitalização amplificada de todas as etapas necessárias para garantir o abastecimento de uma empresa. Em outras palavras, significa utilizar a tecnologia de maneira abrangente nos processos de supply chain de um negócio.

Parte da transformação digital da cadeia de suprimentos vivida nos mais diversos setores econômicos, o digital procurement traz vantagens como:

  • otimização do fluxo de contratação de aquisições;

  • aprimoramento da gestão de fornecedores;

  • diminuição dos gastos operacionais;

  • aumento da produtividade dos profissionais desse setor, entre outros.


A questão é que, por mais que resulte em todos esses benefícios, ainda é comum encontrar gestores que esbarram em alguns obstáculos na hora de digitalizar as etapas de compras de suas empresas.

Entre os três mais significativos, os quais foram identificados pela McKinsey & Company, estão:

  • não definir adequadamente o objetivo da digitalização da supply chain;

  • pensar mais no que a nova tecnologia adquirida pode fazer do que no valor que esse recurso pode gerar para a companhia;

  • considerar apenas os desafios que precisam ser resolvidos no setor de procurement, e não na empresa em sua totalidade.


Se a sua companhia está passando por dificuldades como essas, ou precisa digitalizar sua cadeia de suprimentos, siga a leitura deste artigo e confira o que é digital procurement, quais retornos positivos traz, como montar uma estratégia para implementação desse conceito e o que esperar do futuro do procurement.

O que é digital procurement?

Em português, digital procurement significa compras digitais. Com essa tradução já é possível entender que esse conceito consiste na utilização da tecnologia para a realização das tarefas características desse setor.

Aqui, é preciso deixar claro que, na supply chain, procurement engloba todas as etapas que garantem o abastecimento de uma empresa. Isso significa que estão inseridas nesse contexto as atividades necessárias para o fluxo ideal de uma cadeia de suprimentos, por exemplo:

  • identificação de demandas;

  • definição de um planejamento de aquisições;

  • bom controle financeiro visando reduzir gastos;

  • identificação dos fornecedores certos;

  • homologação dos terceiros;

  • contratação desses parceiros de negócios;

  • controle de recebimento dos insumos e/ou serviços.


Para fazer tudo isso com bons resultados, não basta utilizar um ou outro software que atenda apenas atividades pontuais. O uso de soluções realmente abrangentes, que contam com tecnologias modernas como Inteligência Artificial (IA) e suas ramificações, a exemplo da Machine Learning, é a definição clara do que é digital procurement.

Salientando ainda que o uso de um sistema adequado para gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos de um negócio faz toda a diferença para o seu sucesso.

Quais são as principais vantagens de digital procurement?

Para ficar mais claro quanto a digitalização de procurement pode fazer diferença na dinâmica de uma empresa e em seus resultados, listaremos agora as suas principais vantagens, que são:

  • automatização de tarefas repetitivas;

  • redução de custos operacionais;

  • geração de insights por meio da análise de dados;

  • aprimoramento da gestão de fornecedores.

Automatização de tarefas repetitivas

Assim como outros setores, o de procurement também tem uma série de tarefas que são repetitivas e até burocráticas, a exemplo da conferência da documentação apresentada pelos potenciais fornecedores.

Realizar manualmente atividades como essas, além de demandar muito tempo, aumenta as chances de erros. Esses, por sua vez, podem impactar, significativamente, o fluxo dos processos e, até mesmo, gerar perdas financeiras importantes.

Por outro lado, ao contar com a tecnologia certa, os profissionais de procurement ganham em produtividade e a empresa, no geral, em garantia de etapas de aquisição mais fluidas, dinâmicas e precisas.

Redução de custos operacionais

Quando se digitaliza um serviço, o número de erros cometidos tendem a diminuir consideravelmente — isso quando não deixam de existir totalmente. Essa redução de falhas contribui para a redução de custos operacionais, a exemplo dos que são gerados devido à necessidade de retrabalho.

Somado a isso, é preciso considerar que quando se tem um sistema direcionado para essa área, comparar e identificar qual o fornecedor mais adequado para o seu negócio se torna bem mais fácil. 

Um dos motivos é que se tem à disposição funcionalidades que ajudam a analisar qual terceiro tem o melhor preço com qualidade e, com isso, fazer uma boa relação de custo-benefício antes de fechar a parceria.  

Geração de insights por meio da análise de dados

Seguindo essa linha de raciocínio, a digitalização de procurement gera para a empresa uma base de dados sólida, por meio da qual é possível extrair diversos insights para a definição de estratégias mais assertivas.

Quanto a isso, não podemos deixar de destacar que uma tomada de decisão baseada em dados traz resultados muito maiores e mais significativos para o negócio, os quais contribuem diretamente para o seu crescimento.  

Aprimoramento da gestão de fornecedores

Nesse trajeto também está incluído o aprimoramento da gestão de fornecedores, processo que vai desde a pesquisa inicial de potenciais parceiros até o encerramento do contrato firmado.

O software da Linkana, por exemplo, é uma plataforma SaaS 100% em nuvem que conta com Inteligência Artificial. Com todos os dados centralizados em um único lugar, é possível:

  • aumentar em 83% a velocidade do onboarding;

  • ter 70% de acréscimo de dados qualificados;

  • conseguir 100% de sucesso nas auditorias de fornecedores.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como montar estratégias de digital procurement? 

Agora que as vantagens da digitalização de procurement ficaram claras, é possível que você esteja pensando em como montar uma estratégia com esse foco. 

Entre os passos sugeridos a serem seguidos com essa finalidade estão:

  • liste todos os processos de aquisição de insumos e contratação de terceiros do seu negócio;

  • a partir dessa listagem, encontre gargalos que precisam ser solucionados;

  • identifique também quais dores podem ser solucionadas com a resolução desses problemas;

  • pense na empresa como um todo, de modo que ao resolver essas questões o negócio inteiro se beneficie;

  • pesquise por softwares voltados para essa área que podem ajudar com esses pontos, e opte por aquele que realmente atenda às necessidades da sua companhia de ponta a ponta, com a Linkana.

O que esperar do futuro do procurement? 

Apesar de parecer um tanto clichê, é bastante válido dizer que o futuro do procurement será cada vez mais digital. Considerando o cenário já existente, a tendência é que as empresas realizem cada vez menos processos de compras manuais, automatizando todas as tarefas relacionadas a essa área.

O volume de dados gerados, por sua vez, contribuirá cada dia mais para tomadas de decisões mais precisas, bem embasadas e com foco total no crescimento do negócio.

Para fazer parte desse futuro desde já, preencha o formulário abaixo e confira como ter o software de gestão de fornecedores da Linkana na sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market