Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Crimes de direitos humanos de fornecedores: é possível combater?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 23, 2023

April 23, 2023

April 23, 2023

Os crimes de direitos humanos de fornecedores podem ser definidos como transgressões cometidas por companhias fornecedoras às leis que reconhecem e garantem a dignidade de todas as pessoas.

Assim como outras violações legais, as infrações de direitos humanos cometidas por fornecedores afetam diretamente a sua empresa, ainda que não tenha nenhuma ligação ou participação com essa conduta.

Como exemplo de crimes desse tipo, podemos citar o uso de mão de obra escrava nas atividades laborais, tanto adulta quanto infantil.

Ao vincular sua marca a uma que tem esse modo de atuação, sua reputação é seriamente manchada, o que pode afetar drasticamente o relacionamento com todos os stakeholders da sua empresa.

Ou seja, não basta que o seu negócio atenda às leis e princípios de dignidade das pessoas. Para o sucesso e crescimento da sua companhia, é fundamental que os agentes que compõem toda a sua rede de abastecimento também trabalhem sob esses mesmos valores.

A pergunta que deve estar na sua mente neste momento, com relação a tudo isso, é: "Como identificar crimes de direitos humanos de fornecedores e, com isso, proteger adequadamente minha empresa?"

Para ter essa e outras respostas sobre o tema, basta seguir a leitura deste artigo!

O que são direitos humanos?

Direitos humanos são um conjunto de diretrizes que apontam quais são os direitos mínimos necessários para garantir uma vida digna a todas as pessoas, independentemente de características como gênero, classe social, idade e outras relacionadas.

Esses direitos também determinam como os seres humanos devem viver individualmente, entre si, e suas obrigações e garantias perante os governos.

Reconhecidos no mundo moderno pela primeira vez na Revolução Americana e na Revolução Francesa, os direitos humanos foram oficializados no século XX, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, Organização das Nações Unidas.

Composta por 30 artigos, essa declaração faz menção a direitos humanos universais, tais como:


  • direito à vida;



  • direito à saúde;



  • direito ao trabalho;



  • liberdade de locomoção (ir e vir);


  • liberdade de expressão;


  • liberdade religiosa;


  • liberdade de opinião;



  • proibição à tortura;


  • proibição à escravidão ou servidão, entre vários outros.


Sugestão de leitura! Aproveite e confira este artigo: "O que é a lista suja do trabalho escravo: saiba tudo sobre esse importante assunto!"

Quais são os riscos de crimes de direitos humanos de fornecedores?

Entre os riscos de crimes de direitos humanos de fornecedores, os três que se destacam são:



  • reputacional;


  • financeiro;


  • operacional.


Risco reputacional

Como adiantamos logo na abertura deste artigo, associar a sua empresa a uma que comete infrações dessa natureza afeta seriamente a imagem da sua marca, potencializando o risco reputacional.

Com resposta, a tendência é que clientes, investidores, parceiros de negócio e a sociedade de modo geral mudem a visão sobre sua companhia, levando às consequências que descreveremos a seguir.

Risco financeiro

O ponto anterior leva a outro risco: o financeiro. Ao não concordarem com o descumprimento das leis de direitos humanos, o comum é que esses agentes não negociem mais  com a sua companhia, gerando importantes perdas financeiras e de espaço no mercado.

Inclusive, o impacto de crimes de direitos humanos na cadeia de fornecedores em uma empresa pode ser tão expressivo a ponto de levá-la à falência. O motivo, como você deve imaginar, é a perda do volume de vendas e, como reflexo, da lucratividade do negócio.

Risco operacional

Mesmo se as infrações de direitos humanos cometidas por fornecedores não forem  tão impactantes, ainda assim, elas podem acarretar um terceiro risco, o operacional.

Entre as razões é que companhias comprovadamente envolvidas com crimes desse tipo, estão passíveis de sanções legais, tais como multas, ou mesmo suspensão das atividades até que tudo seja devidamente regularizado.

Quando situações como essa acontecem, a sua empresa sofre o reflexo, visto que fica sem os produtos e/ou serviços daquele fornecedor, comprometendo todo o seu fluxo produtivo.

Por todos esses motivos é que encontrar meios de como combater crimes de direitos humanos de fornecedores é tão importante. E uma das melhores maneiras de fazer é com uma boa e precisa avaliação de fornecedores.

Como combater crimes de direitos humanos de fornecedores?

Basicamente, existem duas formas de combater crimes que resultam em infrações de direitos humanos, que são:



  • realizando uma due diligence fornecedores;


  • criando um código de conduta de fornecedores.


Realizando uma due diligence fornecedores

A due diligence de fornecedores consiste em realizar uma investigação dos possíveis riscos que uma empresa fornecedora pode trazer para o seu negócio.

Isso é feito por meio de uma análise aprofundada de documentos e dados que levem a informações de diferentes frentes, tais como:


  • contábil;


  • financeira;


  • tributária;


  • previdenciária;


  • legal;


  • trabalhista, entre outras.


É justamente neste momento que se consegue identificar, por exemplo, se o fornecedor que pretende contratar para sua supply chain usa trabalho escravo em suas atividades.

Criando um código de conduta de fornecedores

Outra boa iniciativa é a criação de um código de conduta de fornecedores, que é um documento que reúne todas as diretrizes básicas que devem ser seguidas por esses contratados quanto a questões éticas, de responsabilidade, de relações trabalhistas, e outras relacionadas.

Cada empresa tem liberdade de criar seu próprio código de conduta e, uma vez feito isso, ele deve ser de conhecimento obrigatório de todos os envolvidos em sua rede de abastecimento.

A proposta por trás dessa ferramenta é orientar os fornecedores quanto às posturas adequadas que devem ser seguidas, cumprimento e respeito aos direitos humanos, entre outros pontos que podem afetar o relacionamento entre você, funcionários, clientes, e outros agentes envolvidos nessa dinâmica.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como otimizar o processo de avaliação de fornecedores?

A melhor forma de otimizar o processo de avaliação de fornecedores e, com isso, analisar pontualmente todos os riscos inerentes a essa parceria, é por meio de um sistema próprio para esse fim.

A Linkana, por exemplo, é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Entre as funcionalidades que você encontra no nosso sistema está o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos dos indicadores socioambientais e de governança. 

Essa verificação é fundamental, visto que o atendimento aos direitos humanos está totalmente relacionado ao pilar social desse conceito.

Confira o que Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, tem a dizer sobre essa funcionalidade: 

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ&t=12s

Outros diferenciais da Linkana

Somente com a solução da Linkana, você e seu time de compras e procurement tem acesso a diferenciais como:


  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Quer ter tudo isso, e muito mais, na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market