Resources

Compras

Compras

Compras

CPO do futuro: o que dizem as pesquisas sobre procurement

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 3, 2023

November 3, 2023

November 3, 2023

O CPO do futuro precisa direcionar seu olhar para o crescimento do conceito ESG, alinhar a transformação digital à automação de processos e análise de dados, encontrar formas de atrair e reter talentos, entre outras boas práticas.

Ao menos foi o que apontou uma das principais pesquisas sobre o mercado de procurement, a Deloitte Global CPO Survey 2023.

O levantamento global, realizado com a participação de quase 350 líderes de compras de mais de 40 países, apontou em quais estratégias e recursos a área de compras de companhias bem-sucedidas está investindo no momento. 

Somado a isso, o estudo também revelou tendências e expectativas atribuídas aos Chief Procurement Officer (CPO), que inclui os pontos que acabamos de citar e outros.

Neste artigo, separamos alguns dos principais aspectos abordados no estudo e como eles ajudam a formar o CPO do futuro. 

Quer se aperfeiçoar no cargo e ficar por dentro das novidades trazidas pelas pesquisas sobre o mercado de procurement? Então, siga a leitura agora mesmo!

O que forma o CPO do futuro?

A formação do CPO do futuro, sigla para Chief Procurement Officer, começa pelo entendimento de que o papel desse profissional na empresa mudou, bem como a participação da área de compras no crescimento e no sucesso nas companhias de todo o mundo.

Inclusive, a pesquisa Deloitte Global CPO Survey 2023, citada na introdução deste artigo, começa dizendo que procurement, finalmente, "ganhou seu lugar à mesa". A conquista desse espaço se deve, principalmente, ao cenário de desabastecimento e interrupção na cadeia de suprimentos decorrente da pandemia da Covid-19.

Na ocasião, ficou clara a necessidade de incluir compras e procurement em estratégias de crescimento empresarial, bem como seu valor como um meio para mitigar a inflação e elevar o valor dos negócios.

Em complemento ao apresentado pela pesquisa sobre o mercado de procurement, podemos dizer que, para se tornar o CPO do futuro, o profissional precisa desenvolver (ou aprimorar) habilidades como as de:

  • entender perfeitamente, e de forma completa, o funcionamento da empresa;

  • estruturar bons relacionamentos, tanto com os times e departamentos quanto com fornecedores;

  • estimular e viabilizar o crescimento dos funcionários que fazem parte da sua equipe de trabalho;

  • gerar impactos positivos para a companhia, por meio de estratégias que contemplem redução de custos e mitigação de riscos.

Entenda detalhes sobre essas competências lendo o artigo: "Chief Procurement Officer (CPO): quais as habilidades esperadas?"

Quais as prioridades para um Chief Procurement Officer (CPO)?

Entretanto, para realmente se tornar o CPO do futuro, o profissional que ocupa esse cargo (ou que pretende ocupar) precisa ter algumas prioridades em sua atuação.

Entre as citadas no levantamento feito pela líder global em serviços de auditoria, transações e consultoria EY, estão:

  • redesenhar e redefinir estratégias de compras, a fim de obter mais e melhores resultados para a empresa;

  • fomentar os talentos certos para formar equipes de trabalho mais resilientes;

  • desenvolver planos de atuação para uma cadeia de suprimentos mais sustentável;

  • usar a transformação digital e os dados como ferramentas para tornar a empresa mais competitiva.

Não deixe de ler este artigo: "Novidades do mercado de procurement: o que vem pela frente?"

Quais as principais tendências de procurement?

As pesquisas sobre o mercado de procurement trazem diversas tendências para a área. Considerando, especificamente, o levantamento "Deloitte Global CPO Survey 2023", as principais propensões citadas pelos CPOs entrevistados foram:

  • expansão do conceito ESG;

  • continuidade da preocupação com inflação e guerra;

  • necessidade de explorar melhor a transformação digital;

  • aumento do uso de soluções best-of-breed em detrimento a ERPs e E2E.

Que tal entender com mais detalhes cada uma delas? 

1- Expansão do conceito ESG

Na área de procurement, a priorização do conceito ESG subiu do 7° lugar ocupado em 2021, para o 2° lugar em 2023, de acordo com a Deloitte — ficando na frente, inclusive, de questões mais tradicionais, como a busca pela redução de custos em compras.

A implementação de diversas normas, a exemplo das voltadas para a diminuição da emissão de gás carbônico e a garantia dos direitos humanos nas redes de abastecimento, estimularam essa movimentação.

Agora, cabe a procurement decidir se atua como um protagonista nesse cenário, ou se apenas adota medidas para cumprir as leis que estão sendo impostas. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


2- Continuidade da preocupação com inflação e guerra

A preocupação com os potenciais reflexos da inflação da gestão de compras foi apontada por 62% dos entrevistados dessa pesquisa — em 2021, apenas 5% citaram a questão.

No que se refere à guerra entre Rússia e Ucrânia — que impactou fortemente o nível de confiabilidade entre as companhias, especialmente as europeias —, a apreensão foi mencionada por 46% dos participantes do levantamento, contra 24% da pesquisa anterior.

3- Necessidade de explorar melhor a transformação digital

A transformação digital foi a tendência mais citada no estudo, apontada por 42% dos respondentes. O recurso tem sido usado, principalmente, para gerar e aumentar valor em procurement.

Todavia, há alguns pontos que ainda precisam ser melhorados para que a tecnologia aplicada no setor seja amplamente utilizada, tais como:

  • a reversão da baixa qualidade dos dados;

  • a falta de budget;

  • as integrações insatisfatórias entre sistemas.

4- Aumento do uso de soluções best-of-breed em detrimento a ERPs e E2E

Por falar em sistemas, a pesquisa da Deloitte também mostrou que, entre as companhias com melhor performance em procurement, a preferência são pelas soluções no modelo best-of-breed, ferramentas podem ser definidas como softwares de nicho ou de categoria de referência. 

A tendência do uso de best-of-breed integrados contradiz as soluções ERP e E2E, sistema end-to-end único. Isso, por sua vez, coloca em dúvida a antigo conceito de implementar uma única ferramenta para resolver todos os problemas da área de compras e procurement.



Como usar a tecnologia a favor do CPO do futuro?

Como você pôde ver, a tecnologia foi citada como uma das tendências de procurement, assim como o uso da transformação digital como prioridade para quem atua como Chief Procurement Officer. Quanto a isso, a Linkana pode ajudar você a chegar mais rápido nesse futuro!  

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de informações e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais são: 

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

No vídeo abaixo, Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, fala mais sobre as funcionalidades que você encontra nesse sistema. Confira! 

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ

Interessante, não? Então, não perca mais tempo. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e veja como levar as soluções da Linkana para a sua empresa!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market