Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Consulta de dívida ativa no CNPJ: fique atento e veja como se regularizar

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 17, 2022

January 17, 2022

January 17, 2022

Realizar a consulta de dívida ativa no CNPJ é uma prática importante para garantir que uma empresa esteja com as contas em dia. Isso é relevante para investidores, sócios, acionistas e também para empresas contratantes em busca de fornecedores.

Antes de nos aprofundar no assunto, vamos a uma breve definição.

O que é dívida ativa?

A dívida ativa é o cadastro dos débitos que pessoas físicas ou jurídicas têm em aberto junto ao governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Ela ocorre quando não é efetuado o pagamento de um débito dentro do prazo estipulado, fazendo com que o governo informe a Procuradoria Geral da esfera envolvida para que esta emita a Certidão de Dívida Ativa.

Tipos de dívida ativa: tributária X não-tributária

De modo geral, a dívida ativa pode ser de dois tipos, tributária ou não-tributária. A dívida ativa tributária, como o nome indica, se refere ao não pagamento de tributos obrigatórios, como IPTU, IPVA, ICMS ou ISS.

Já a dívida ativa não-tributária é aquela decorrente de multas, contribuições obrigatórias, indenizações, aluguéis e outros. Aqui também entram as multas aplicadas em processos de autuações ambientais pelo IBAMA.

Vale destacar ainda que as definições de dívidas ativas tributárias e não-tributárias foram fixadas pela Lei nº 4.320, de 1964.

Como ocorre a inscrição de dívida ativa

A inscrição de dívida ativa é um processo extremamente burocrático, portanto, sem prazo definido para que um débito se torne devidamente uma dívida ativa. Regido pela Lei nº 6.830, de 1980, o objetivo da inscrição de dívida ativa é a cobrança judicial.

Para isso, o órgão do governo com o qual a empresa ou pessoa possui o débito não pago irá comunicar a Procuradoria Geral de sua esfera sobre o não pagamento dentro do prazo estipulado. A partir daí a PG irá proceder com a análise para conferir se a cobrança procede.

Nessa etapa, serão verificados:

  • Cumprimento da legislação no processo de cobrança;

  • Reavaliação de prazos estipulados;

  • Análise do processo de cobrança;

  • Situação real da dívida;

  • Cálculo do valor e capitulação legal

  • Consulta de eventual impugnação, pagamento ou suspensão da dívida

  • Análise de liquidez.

Comprovado o débito em aberto, é procedida a inscrição da dívida ativa. Enquanto nos Estados e Municípios ela é feita através das seccionais da Procuradoria Geral, na esfera Federal ela é feita na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a União, resultando na DAU, Dívida Ativa da União.

O primeiro passo é a execução fiscal, onde temos um prazo estipulado para a cobrança amigável. Uma vez esgotado, a cobrança pode ser feita judicialmente, já que a inscrição da dívida ativa gera um título com numeração única, para esse exato fim.

Consequências

Ao realizar a consulta de dívida ativa no CNPJ e encontrar o nome da empresa negativado, podemos enfrentar uma série de consequências que prejudicam bastante a operação e a capacidade da mesma em fechar parcerias e negócios.

Primeiramente, o CNPJ é inscrito nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, o que diminui drasticamente a sua capacidade financeira. Por outro lado, também temos a Certidão Negativa de Débito (CND), que indica a existência de pendência de quitação de dívida ativa.

Apresentar uma CND com pendência de quitação irá dificultar a empresa a adquirir crédito e incentivo público, impede sua participação em processos licitatórios e representa um risco para parcerias e investimentos, ou seja, empresas realizando a qualificação de fornecedores e analisando o Compliance possivelmente vão enxergar sua empresa como ameaça e evitarão a parceria.

Também é importante ressaltar a ocorrência de dívida ativa referente ao IPVA. Nesses casos, o veículo poderá ser retido por autoridades policiais em uma blitz, por exemplo, além do proprietário ser impedido de vender ou transferir o automóvel em questão.

Por fim, temos a questão da comunicação da dívida ativa aos cartórios de protesto, resultando em um custo cada vez mais oneroso à medida que o processo se estende judicialmente.

Como consultar dívida ativa do CNPJ?

Logo antes de ocorrer a inscrição de dívida ativa, seja em qualquer esfera do governo, é enviada uma notificação ao endereço cadastrado junto ao CNPJ. Caso essa informação não conste ou esteja desatualizada, será publicada a notificação no Diário Oficial.

Como muitos alegam não receber tais notificações e as consequências de ter uma dívida ativa pioram com o passar do tempo, é importante ficar atento à situação da sua empresa, realizando a consulta de dívida ativa do CNPJ.

Para isso, é possível acessar os seguintes portais em cada esfera governamental:

1. Esfera municipal

A consulta de dívida ativa e débito com o município deve ser iniciada no site da prefeitura ou no portal da Procuradoria Geral Municipal. Na maioria dos casos, além de consultar a existência de débitos com quitação pendente, também é possível se informar sobre condições de pagamento e solicitar a renegociação da dívida.

2. Esfera estadual

Da mesma forma, a consulta de dívida ativa no CNPJ junto ao Estado varia entre as UF. O mais indicado para conseguir essa informação é acessar o site do governo estadual ou o portal da procuradoria geral do Estado e pesquisar sobre débitos pendentes e dívidas ativas.

3. Esfera federal

Quando a dívida ativa é com a União, a consulta pode ser feita no Regularize, um portal de serviços da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional onde é possível consultar a lista de devedores, consultar se há dívida ativa no CNPJ e também permite que o contribuinte em débito negocie o pagamento e parcelamento da dívida.

É válido considerar que nesse portal também pode-se solicitar a certidão de regularidade fiscal em diversos contextos, documento importante para comprovar a quitação do débito.

Outras formas de consultar 

Como é de se esperar em todo contexto burocrático, existem ainda outras maneiras de consultar a dívida ativa por CNPJ. Confira algumas opções recomendadas.

Consulta no CADIN

O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados, é um banco de dados pertencente ao setor público federal. Nele, ficam registradas as dívidas atribuídas a pessoas físicas e jurídicas pelos órgãos e entidades do Governo Federal.

Ter seu registo no CADIN prejudica as chances de obter incentivos financeiros ou mesmo fiscais. Para realizar a consulta, é necessário obter o credenciamento no Registrato PJ no site do Banco Central. Depois disso, acessar o Sisbacen para obter o relatório da dívida ativa e emitir o boleto de pagamento.

Consulta de dívidas para MEI

Os microempreendedores individuais (MEI), possuem CNPJ e são obrigados a recolher o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), que é uma contribuição mensal que dá acesso a benefícios sociais, como a aposentadoria. 

Não fazer o recolhimento pode ocasionar a adição de juros e culminar no cancelamento do CNPJ. Para consultar seus débitos pendentes, basta acessar o Portal do Empreendedor, no site do Governo Federal, clicar em “Já sou MEI” e acessar a aba de “Pagamento de Contribuição Mensal”

Consulta relativa ao FGTS

O empregador é obrigado a fazer o pagamento mensal do FGTS dos seus colaboradores. Apesar disso, muitos contratantes tinham o costume de depositar o FGTS apenas quando seus empregados iriam poder sacar o valor, seja em caso de demissão, compra de imóveis ou outros.

No entanto, com as novas modalidades de saque-aniversário e o saque emergencial referente à pandemia, muitos precisaram regularizar a situação, pegando de surpresa os seus colaboradores.

Caso hajam débitos em aberto referentes ao Fundo de Garantia, a consulta é feita online no site da Caixa. Caso a empresa conte com certificado digital, elas podem regularizar a situação por meio do mesmo portal, caso contrário, devem comparecer a uma agência física.

Também é possível fazer essa verificação por meio da Lista de Devedores da PGFN, serviço oferecido pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que permite a consulta pública de pessoas físicas e jurídicas com débito em aberto.

Esse serviço é extremamente útil e importante para a cultura de compliance, considerando que empresas podem verificar candidatos a fornecedores ou prestadores de serviço antes mesmo de estabelecer uma parceria.

Consulta de débitos trabalhistas

Pendências no Compliance Trabalhista, como dívidas de condenações na Justiça do Trabalho, podem prejudicar muito a segurança da empresa fornecedora junto a cadeia de suprimentos, além de danificar a reputação e imagem da mesma.

A consulta de débitos trabalhistas é feita no site do Tribunal Superior do Trabalho, onde também é possível emitir a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que irá oferecer um relatório completo dos processos da empresa.

Consulta no Regularize

consulta de dívida ativa de cnpj no regularize

A consulta de dívida ativa no CNPJ foi facilitada com a implementação do Portal Regularize, da PGFN, que possibilita o atendimento 100% digital, com acesso livre a diversos tipos de serviços, como:

  • emissão de certidões de regularidade fiscal;

  • emissão de certificado de regularidade do FGTS para empregadores;

  • Consulta a editais de notificações e acordos;

  • lista de devedores da PGFN;

  • canal de denúncias patrimoniais;

  • painel de parcelamentos e transações;

  • base completa de dados abertos.

Os mais importantes para a gestão de terceiros são a lista de devedores da PGFN e a base de dados abertos. 

A primeira, como mencionado, reúne os contribuintes com dívida ativa no FGTS e também com a União. Dessa forma, sua aplicação é mais útil para verificar a conformidade de terceiros com o recolhimento de tributos e normas trabalhistas.

Também é válido destacar que os CNPJ e CPF inscritos na lista podem ser devedores principais, corresponsáveis ou responsável solidário. Esse é outro risco que uma organização contratante pode correr quando fecha uma parceria e a contratada não cumpre suas obrigações fiscais e trabalhistas.

A seguir, temos a base de dados abertos sobre devedores, publicada a cada trimestre contendo todos os inscritos com dívida ativa da União e FGTS. O objetivo é atender as necessidades de acessibilidade e transparência de informações públicas.

Por meio desse banco de dados, é possível conferir devedores nas esferas municipal, estadual e federal com mais agilidade, principalmente utilizando recursos digitais para conduzir a verificação.

Cobrança de dívida ativa

Caso tenha constatado na consulta de dívida ativa no CNPJ, que sua empresa possui pendência com o poder público, é imprescindível proceder com a regularização mediante o pagamento da dívida, que na maioria das vezes, pode ser negociada em sua fase de execução fiscal.

De modo geral, o processo de cobrança de dívida ativa é regulamentado pela Lei 6.830/1980. Com base nela, temos os seguintes modelos.

Antes de ser ajuizada

Antes de ser ajuizada a inscrição de dívida ativa, o valor do débito pode ser negociado e pago. Normalmente, essa é a melhor hora para quitar suas pendências. Como a dívida ativa está sujeita à correção monetária da Taxa Selic e à ocorrência de juros e multa de mora, quanto mais demorar para pagar a dívida, maior ela fica.

No caso de fornecedores com dívida ativa no CNPJ, a contratante que deseja mantê-lo no quadro de parceiros homologados deve exigir a quitação dos débitos antes de serem ajuizados, para evitar sanções que possam impedir negociações e entregas de suprimentos.

No entanto, é essencial avaliar o risco de seguir com esse tipo de parceria. Idealmente, apenas fornecedores de itens essenciais ou previamente fidelizados compensam a manutenção do relacionamento.

Depois de ajuizada

Caso a execução fiscal não dê frutos, se parte à execução judicial. A ação promovida pode afetar o contribuinte, empresa e investidores. Nessa etapa, o pagamento pode ocorrer através da penhora dos bens da empresa ou pessoa física, que serão leiloados para pagar a conta.

Importante citar que na execução judicial, pode ocorrer o bloqueio das contas bancárias e retenção dos bens.

Como regularizar CNPJ com dívida ativa?

Depois de saber como realizar a consulta de dívida ativa no CNPJ, é importante entender como regularizar a situação do CNPJ. Em geral, ela ocorre mediante o pagamento da dívida, seja na fase fiscal ou judicial.

Após a realização do pagamento, a empresa (CNPJ) ou indivíduo (CPF) deve solicitar a Certidão de Regularidade Fiscal, expedida pela Procuradoria Geral, comprovando a situação do contribuinte.

A CRF pode indicar os seguintes resultados:

  • CRF Negativa ou CND: nesse caso é emitida a CND, certidão negativa de débitos, quando a situação do contribuinte está regularizada junto à Receita Federal, PGFN e demais órgãos públicos geridos por elas;

  • CPEN: a sigla significa Certidão Positiva com Efeitos de Negativa, indica que há débitos pendentes, mas que não estão sendo cobrados no momento da consulta;

  • CP: sigla para Certidão Positiva, onde ainda existem débitos pendentes sendo cobrados.

Obter a CRF é importante para comprovar a regularidade do CNPJ e ter acesso aos incentivos financeiros e fiscais, poder participar de licitações e restabelecer a confiança de parceiros comerciais ou investidores.

Prescrição de dívida ativa

Em geral, assim como uma dívida privada, existe a possibilidade de prescrição da dívida ativa, caso o poder público não execute a cobrança por um período de ao menos 5 anos. No entanto, é preciso ficar atento a esse fato, já que qualquer tentativa de negociação ou contato é considerado uma forma de cobrança, reiniciando a contagem do prazo.

O poder público tem a sua disposição uma série de mecanismos que reativam essa contagem, já que é de seu interesse que a dívida não prescreve. Ainda assim, o pedido de prescrição, para posteriormente adquirir a CRF é feito judicialmente.

Por que consultar dívidas ativas nos seus fornecedores?

Uma empresa com dívida ativa representa um risco de potencial elevado para a cadeia de suprimentos. Além de contar com ações limitadas, principalmente na participação em licitações, por conta do risco de penhora, uma empresa endividada pode acabar declarando falência, sem a possibilidade de honrar os compromissos com seus contratantes.

Além disso, é válido destacar a questão da reputação. Uma empresa com dívida ativa, mesmo que se mantenha operante, tem sua imagem afetada. E isso não se restringe à própria marca, assim como outras falhas de governança, esses danos podem se estender a empresas contratantes.

Daí, temos a grande importância incluir a consulta de dívida ativa por CNPJ no processo de qualificação de fornecedores da sua empresa, como forma de garantir respeito às boas práticas de Compliance e governança corporativa.

Consulta pública sem burocracia

Evite riscos na sua rede de fornecedores com um processo de qualificação eficiente e confiável. Melhor ainda se tudo isso for feito em tempo recorde e sem demandas adicionais para sua equipe, não é mesmo?

Com a Linkana, você tem acesso a uma ferramenta especial de consulta pública de Compliance e governança, sem burocracia e sem perda de tempo. Assim, seu departamento de compras ganha tempo e foco para se dedicar às decisões estratégicas mais importantes.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market