Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consulta de Cartão CNPJ: o que é, para que serve e como emitir?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 25, 2022

April 25, 2022

April 25, 2022

Comprovar a idoneidade e regularidade da atuação de uma empresa é essencial para dar acesso a incentivos financeiros e pavimentar uma relação mais forte com outras organizações com as quais ela faz negócios.

Eventualmente, é necessário apresentar sua documentação para participar de processos licitatórios, pedir empréstimos, passar pela qualificação de fornecedores, entre outros. Na maioria deles, o comprovante de inscrição e situação cadastral, o chamado cartão CNPJ, é um pré-requisito.

A consulta de cartão CNPJ é uma etapa de destaque nos eventos listados, o que demonstra o papel deste certificado para a própria empresa e também para toda a cadeia de suprimentos da qual ela participa. 

Isso acontece porque ele, assim como um verdadeiro cartão de visitas, reúne dados importantes para identificar a pessoa jurídica, comprovar sua regularidade e descrever as atividades econômicas que ela está autorizada a exercer.

Hoje vamos explicar o que é e como fazer a consulta de Cartão CNPJ, indicando um guia prático para emitir o comprovante de forma gratuita através da internet. Boa leitura!

O que é o CNPJ?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um registro de identificação de uma empresa junto à Receita Federal. Não há atividade empresarial formal sem portar um CNPJ ativo, além disso, o registro comprova o nome da organização, endereço, natureza jurídica e outras informações relevantes.

O CNPJ atende fins operacionais, tributários e regulatórios. Não só autoriza o desenvolvimento de uma ou mais atividades econômicas, como também serve para o pagamento de impostos e monitoramento completo das suas atividades, desde a emissão de notas fiscais a certificados de compliance.

O que é o Cartão CNPJ? Quais informações contém nele?

Por meio do CNPJ de uma empresa, sua operação pode ser regulamentada e exercida de acordo com as leis e normas do mercado, assim como o recolhimento de tributos, acordos com outras instituições, contratação de funcionários, entre outros.

No entanto, para isso ela precisa constantemente atestar a validade do seu registro, o que é feito por meio do Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. A consulta do cartão CNPJ, como também é conhecido, é feita por meio dos serviços digitais da Redesim, base de dados do Governo Federal.

Com a emissão do certificado digital é possível conhecer as seguintes informações associadas a um CNPJ:

  • nome empresarial e nome fantasia;

  • número de registro;

  • endereço físico e eletrônico;

  • dados para contato;

  • data de inscrição;

  • situação cadastral;

  • descrição de atividade econômica principal;

  • descrição de atividades econômicas secundárias, se houver.

Para que serve o Cartão CNPJ?

Como podemos perceber, a consulta do cartão CNPJ dá acesso às principais informações de uma organização, mas a aplicabilidade desse documento vai muito além da conferência de dados cadastrais, já que ele é exigido para que a empresa participe de diversas iniciativas relevantes.

Por exemplo, instituições bancárias podem exigir a apresentação do Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral para abrir uma conta corrente em nome da Pessoa Jurídica, aprovar linhas de crédito e dar acesso a diversos serviços para esse público.

A busca pelo cartão CNPJ também se faz necessária para que a organização faça sua inscrição em órgão regulamentadores e instituições públicas, que precisam averiguar a validade do seu registro antes de seguir com a fiscalização.

O documento também é exigido para realizar a inscrição municipal, estadual e/ou federal, o que permitirá que a empresa possa emitir as notas fiscais pela comercialização de produtos ou prestação de serviços, de acordo com suas atividades econômicas cadastradas.

O relacionamento com a cadeia de suprimentos também envolve a apresentação do cartão CNPJ. Durante a qualificação e homologação de fornecedores, este certificado é um dos primeiros documentos a serem levantados, ainda na etapa de consulta de informações públicas.

Empresas contratantes também podem fornecer o seu cartão CNPJ para cadastro junto aos próprios fornecedores, que podem exigir este processo para dar acesso a opções facilitadas para pagamento de suprimentos e serviços diversos.

Por fim, a consulta do cartão CNPJ é essencial para participação em licitações públicas. Dessa forma, aproveitar a rentabilidade de se fazer negócios com este setor depende da comprovação da inscrição e situação cadastral. 

Como fazer a consulta do Cartão CNPJ? Como imprimir?

Agora que já temos conhecimento sobre a importância e aplicação do cartão CNPJ, vamos mostrar como é simples emitir e imprimir o certificado.O primeiro passo é acessar a página do serviço de emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, no site da Receita Federal.

emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral

Nela, o usuário é informado que o serviço de consulta entra em acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018.

Portando os números do CNPJ da empresa que deseja consultar, podendo ser a própria empresa ou um eventual fornecedor que deseja averiguar a situação cadastral, basta informá-los, marcar a verificação “Sou humano” do Captcha e clicar em “Consultar”.

Precisa de ajuda para descobrir o número do CNPJ de uma organização? Confira o post: Como saber CNPJ de empresa pelo nome [Tutorial completo]

A tela seguinte exibirá o comprovante na íntegra, com os dados citados, onde é possível imprimir o cartão CNPJ ou fazer a consulta do quadro de sócios e administradores (QSA). 

De modo geral, a consulta de cartão CNPJ é extremamente simples e rápida, o que é bem-vindo quando é preciso verificar dados cadastrais ou comprovar a regularidade da sua inscrição. 

Como a base é pública, qualquer cidadão ou empresa pode acessar os dados, basta ter o número do CNPJ. Isso aumenta a credibilidade e transparência na cadeia de suprimentos, fazendo com que o relacionamento com fornecedores, investidores, contratantes e até consumidores seja mais confiável.

Consultas públicas automatizadas com a Linkana

Sabendo a importância do cartão CNPJ para as atividades empresariais, vemos que a consulta deste certificado junto aos fornecedores é uma necessidade recorrente de muitas organizações. Embora a emissão de um comprovante não tome mais do que alguns segundos, quando a consulta envolve múltiplos CNPJs, é uma atividade maçante e burocrática.

Você pode fazer uma consulta rápida e gratuita com o CNPJ de empresas na ferramenta de busca da Linkana, que conta com uma base de mais de 49 milhões de companhias, permitindo um acesso facilitado à dados como situação cadastral, quadro de sócios e diretores, entre outros.

Acesse a página de busca: Consulta CNPJ Linkana

Agora, se procura uma solução mais completa, nossa recomendação é a plataforma de gestão de fornecedores da Linkana, que conta com um sistema de cadastro simplificado, feito apenas com o CNPJ, dando início a uma consulta automatizada de documentos públicos, etapa crucial para análise de compliance em possíveis candidatos.

Com isso, é possível verificar informações básicas e assegurar que a potencial empresa parceira está regular junto à Receita Federal e conta com situação cadastral devidamente ativa. Na prática, isso significa mais agilidade e menos burocracia para qualificação de prováveis fornecedores, antes mesmo de estabelecer qualquer contato.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market