Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como fazer consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 30, 2023

June 30, 2023

June 30, 2023

Fazer a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais de fornecedores é um processo simples, gratuito e que pode proteger sua empresa de diversos problemas.

Isso porque a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, como é oficialmente chamada pela Receita Federal, atesta que um negócio não tem pendências junto a esse órgão.

Basicamente, é possível dizer que se trata de um atestado de bons antecedentes fiscais, o qual comprova a responsabilidade da empresa fornecedora perante o envio de suas obrigações acessórias e deveres junto à União e Fazenda.

Do ponto de vista da gestão de fornecedores, isso significa que estará trazendo para sua supply chain uma companhia idônea que, ao que tudo indica, não gerará riscos fiscais ou tributários e que mitigará os financeiros e reputacionais.

Mas como fazer a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais de uma maneira rápida, precisa e segura? Siga a leitura deste artigo e confira qual ferramenta utilizar para isso.

O que é uma Certidão Negativa de Tributos Federais e qual sua importância?

A Certidão Negativa de Tributos Federais é um documento que comprova que uma empresa não tem débitos junto à Receita Federal. Em outras palavras, quer dizer que o CNPJ consultado não apresenta nenhuma pendência perante o fisco.

Sobre a consulta de CND (certidão negativa de débitos) desse tipo de tributo, vale destacar que esse documento só é emitido se a companhia estiver em dia com seus pagamentos e responsabilidades. Isto é, se houver algum débito ou pendência, a certidão não é gerada pelo sistema. 

Para o detentor do CNPJ, a Certidão Negativa de Tributos Federais é um documento essencial a ser apresentado em diferentes momentos do crescimento do negócio. Por exemplo, ela costuma ser exigida em:

  • concorrências públicas e licitações;

  • solicitação de financiamentos e empréstimos junto a instituições bancárias;

  • negociações de veículos e imóveis em nome da empresa;

  • processos de auditorias.

Aproveite e leia também este artigo: "Como consultar certidões negativas da empresa? Quais os principais tipos?"

Por que consultar certidão negativa federal de fornecedores?

Durante a homologação de fornecedores, é fundamental fazer a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais porque esse documento comprova que a empresa prestadora de serviços ou potencial fornecedora de insumos tem uma postura responsável perante as responsabilidades fiscais.

Na prática, isso significa que o fornecedor atua de modo a se manter em compliance com as leis e normas da Receita Federal. Dessa forma, ele evita débitos e pendências com esse órgão, processos e inscrição em Dívida Ativa da União (DAU) na Procuradoria-Geral da Fazendo Nacional (PGFN).

Em uma gestão de fornecedores eficiente, consultar esse documento é uma das maneiras de mitigar diversos riscos para o seu negócio. Uma das razões é que, em casos extremos, a Receita Federal pode restringir o CNPJ da empresa que está com dívidas.

Isso quer dizer que esse negócio não poderá mais atuar legalmente, pois seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas será suspenso, cancelado, se tornará inválido, ou outro status que o órgão regulador considerar correto para o caso.

Como você já deve estar imaginando, manter um fornecedor nessa situação na sua rede de abastecimento eleva, consideravelmente, os riscos de desabastecimento, fiscais, tributários e, consequentemente, os financeiros, visto que impactará o fluxo produtivo da sua empresa.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como consultar Certidão Negativa de Tributos Federais?

Uma das maneiras mais práticas, rápidas e seguras de fazer a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais é utilizando o Consulta CNPJ da Linkana.

O Consulta CNPJ da Linkana é uma ferramenta gratuita, aberta e disponível para qualquer pessoa física ou jurídica que queira verificar informações de uma empresa.

Por meio dessa solução, além de fazer a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais, você também tem acesso a:

  • consulta do cartão CNPJ;

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certificado de Regularidade do FGTS;

  • consulta do CEIS, Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • consulta do CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • consulta do CEPIM, Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas;

  • consulta do Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Como usar o Consulta CNPJ da Linkana para verificar débitos de tributos federais?

Para usar o Consulta CNPJ da Linkana para realizar a consulta de Certidão Negativa de Tributos Federais, basta seguir estes passos:

1. acesse a página da ferramenta: https://cnpj.linkana.com/ 

2. digite o nome ou o CNPJ da empresa fornecedora que deseja consultar

tela do sistema da Linkana para consulta de CNPJ

3. no final da tela clique em "Certidão Negativa de Tributos Federais - fazer consulta"

opções de certidões que pode ser consultadas pelo sistema da Linkana

4. o Consulta CNPJ da Linkana direcionará para uma página externa (que é da Receita Federal) de forma totalmente segura;

5. insira novamente o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica que será consultado para proceder com a emissão da certidão.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta da Linkana é que, em um mesmo ambiente virtual, você tem acesso a diversas consultas primordiais para fazer uma boa gestão de fornecedores.

Com isso, diminui os riscos inerentes a esse tipo de contratação e potencializa o crescimento da sua companhia sem precisar lidar com esses obstáculos.

O que mais a Linkana oferece para melhorar sua gestão de fornecedores?

Agora que ficou claro como conseguir Certidão Negativa de Tributos, confira o que mais a Linkana oferece para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

As funcionalidades que você encontra no nosso sistema são:

Quanto aos diferenciais, em comparação a outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado, podemos citar:

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

Extra! Entenda melhor o que são Perfis de Fornecedores Certificados neste vídeo exclusivo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

Achou interessante? Então não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como levar todas as soluções da Linkana para sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market