Como pesquisar uma empresa pelo CNPJ: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Não quer ler esse texto? Você pode ouvir todo o conteúdo clicando no player abaixo ⬇️

Ao cogitar iniciar uma parceria com um fornecedor de insumos e matérias-primas ou serviços, é essencial que a empresa tenha alguma garantia que esse possível parceiro tenha boa índole e condições de oferecer uma parceria segura, confiável e de sucesso. 

Para isso, é imprescindível que a sua empresa tire o tempo necessário para realizar uma homologação detalhada, com todas as informações necessárias para confirmar ou não a qualidade dessa possível parceria.

Mas, com o avanço da tecnologia, há pelo menos uma boa notícia: várias das suas dúvidas podem ser respondidas online. Continue a leitura e entenda como pesquisar empresas pelo CNPJ online, assim como seus dados.

Onde consultar o CNPJ de uma empresa?

Vamos começar pelo básico: entender onde consultar o CNPJ de uma empresa para saber se o número fornecido está correto. Afinal de contas, de nada adiantar checar os dados de uma empresa que você não pretende iniciar uma parceria.

Para pesquisar uma empresa pelo CNPJ, você terá que:

  • 1º passo – Entrar na página de consulta de CNPJ da Receita Federal
  • 2º passo – Informe o CNPJ da empresa e clique em consultar
  • 3º passo – Todos os dados públicos daquele CNPJ serão disponibilizados

Caso você não tenha qual o CNPJ da empresa, mas apenas tenha o nome da empresa, utilize o serviço de consulta CNPJ Linkana para conseguir descobrir essa e outras várias informações sobre a empresa e também aprofundar a análise pelo quadro societário e rede de filiais dessa empresa.

Agora que você já está com os principais dados da empresa na sua tela, é possível começar a busca pelos dados da empresa pelo CNPJ.

Como consultar o CNAE da empresa pelo CNPJ?

O CNAE, que é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é um código utilizado pelas empresas para identificar quais são as atividades econômicas que ela exerce.

É por meio dessa informação que é possível dimensionar, por exemplo, a quantidade de profissionais envolvidos no SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa.

Agora que você entendeu o porquê pesquisar o CNAE, vamos entender como consultar o CNAE da empresa pelo CNPJ?

Após abrir os dados públicos do CNPJ pelo site da Receita Federal, você olhará a quarta linha do documento, onde está escrito “CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL”. 

No caso da Linkana, logo abaixo está escrito “63.11-9-00 – Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet”, que é a principal atividade da empresa.

Além da atividade econômica principal, muitas empresas também possuem atividades econômicas secundárias, que podem ser encontradas na linha abaixo do CNAE principal. Na Linkana, elas são:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS

62.01-5-02 – Web design

62.02-3-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis

62.03-1-00 – Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis

62.04-0-00 – Consultoria em tecnologia da informação

70.20-4-00 – Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica

73.12-2-00 – Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação

74.90-1-04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários

Como consultar os sócios da empresa pelo CNPJ?

Mais um dado da sua possível parceira que você deve saber como consultar são os sócios do negócio. 

Essa informação é de extrema importância em processos de due diligence, background check, mitigação de riscos reputacionais e de Compliance, onde é feita uma avaliação mais específica não só do fornecedor, mas também das empresas e pessoas relacionadas, com o objetivo de identificar problemas de corrupção, sanções e crimes, mídias negativas, pessoas expostas politicamente, conflitos de interesses, dentre outras irregularidades ou alertas. 

A consulta de sócios da empresa pelo CNPJ também acontece por meio da Receita Federal, então ainda não feche a página do navegador. Após carregar as informações iniciais do CNPJ, deslize a tela para baixo até encontrar “Consultar QSA”.

Clique nessa opção e você será encaminhado para uma segunda página, onde será informado não só quem são os sócios mas também a porcentagem de cada pessoa na empresa.

Mas vale reforçar que apesar de informações sobre os sócios estarem disponíveis na página da Receita Federal, essa consulta não informará as dívidas vencidas da empresa e dos sócios, assim como as informações que citamos anteriormente.

Esse passo é apenas para levantar informações sobre quem são os sócios e iniciar a busca por mais informações.

Quais outros dados também podem ser verificados pela Receita Federal?

Outras informações importantes sobre o CNPJ que também podem ser consultadas pelo site da Receita Federal são:

  • Data de abertura
  • Nome empresarial
  • Título do estabelecimento (nome fantasia)
  • Código e descrição da natureza jurídica
  • Situação cadastral
  • Porte da empresa
  • Logradouro (endereço da empresa)
  • E-mail
  • Telefone

Como consultar o regime de tributação da empresa pelo CNPJ?

O regime tributário é um conjunto de leis que regem a tributação das empresas. O modelo escolhido pela empresa determina os impostos que ela deverá pagar e evita problemas com a fiscalização ou com a Receita Federal.

A maneira mais correta, confiável e simples de realizar uma consulta do regime de tributação da empresa pelo CNPJ é através do portal do Simples Nacional.

Após acessar a área de consulta no portal do Simples Nacional, basta adicionar o CNPJ do fornecedor para identificar o regime tributário e a situação da empresa em questão.

Como consultar certidões negativas pelo CNPJ?

Outro importante dado da empresa que pode ser obtido através do CNPJ são as certidões negativas, documentos que confirmam que uma pessoa, empresa ou bem não possui pendências financeiras, ou processuais. 

Algumas das certidões negativas que podem ser consultadas pelo CNPJ são:

Certidões de regularidade fiscal municipal (CND municipal)

Atesta que o contribuinte não possui pendências com o município. Apesar de cada prefeitura ter suas particularidades, a maioria delas exige apenas a Inscrição Municipal e o CNPJ. 

Pode ser cobrada uma taxa e a solicitação pode ser feita online ou presencialmente, dependendo da prefeitura. Esse tipo de certidão normalmente tem validade entre 30 a 180 dias após sua emissão.

Certidões de regularidade fiscal estadual (CND estadual)

Essa certidão é relevante para checar se uma empresa possui pendências tributárias estaduais na Secretaria Estadual da Fazenda.

A Certidão de Regularidade Fiscal também valerá por 30 a 180 dias a partir da data da emissão, dependendo do estado. Na lista abaixo é possível ter mais informações do Estado em que a checagem será feita:

Certidões Negativas de Débitos Trabalhistas (CNDT)

Emitida com base nas informações remetidas pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) do País, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas é obrigatória para quem busca participar em licitações públicas.

Válida por 180 dias, a certidão é emitida pelo site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se a empresa não tiver inscrições como devedora no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT).

Leia também: Descubra 9 tipos de certidões para empresas e para quê usá-las

Certidões de regularidade com relação ao FGTS (CND FGTS)

A CND FGTS é imprescindível para que uma empresa possa ter uma parceria com os órgãos da Administração Pública e com instituições oficiais de crédito.

Emitida pela Caixa Econômica Federal, para que a certidão seja negativa a empresa deve cumprir todas as obrigações legais junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), tanto em pagamentos de contribuições sociais como também de empréstimos lastreados com recursos do Fundo. 

E atenção, a validade dela é de apenas 30 dias a partir da emissão.

Certidões da Receita Federal (CND da Receita Federal)

Apenas com o número do CNPJ também é possível verificar se todos os débitos fiscais da empresa estão em dia. A certidão, que pode ser verificado no site da Receita Federal, tem a validade de 180 dias.

Empresas inidôneas e suspensas: como pesquisar pelo CNPJ?

Outra consulta que pode ser feita caso você esteja avaliando iniciar uma parceria com um novo fornecedor é o cadastro de empresas inidôneas e suspensas. Essa busca é importante para que você possa avaliar os possíveis riscos desse relacionamento.

Para pesquisar o cadastro de empresas inidôneas e suspensas, é necessário acessar o Portal da Transparência do Governo Federal. Nele, você buscará pelo quadro Sanções e selecionar a opção “Empresas Inidôneas e Suspensas”.

Na lateral esquerda da página, você encontrará campos de buscas como CPF, CNPJ, nome, UF e tipo de sanção da pessoa em questão. Após adicionar o CNPJ, clique em pesquisar e pronto, já é possível verificar a situação da empresa.

Outras sugestões de consultas com o CNPJ das empresas

Além do cadastro de empresas inidôneas e suspensas, existem outras sugestões de consultas com o CNPJ das empresas que podem oferecer ainda mais segurança para a sua organização.

Apesar de não serem obrigatórias, as consultas que sugerimos que sua equipe de Procurement realize antes de começar uma parceria com um fornecedor, são:

É possível automatizar a pesquisa de empresas pelo CNPJ! 

Apesar de ter apenas 14 dígitos, o CNPJ é um dado poderoso, que lhe dá acesso a uma gama de informações de extrema importância para que você possa julgar a segurança de uma nova parceria e realizar uma homologação de fornecedores de sucesso.

Entretanto, como você pôde notar pelo nosso checklist, para conseguir implementar um Compliance na sua rotina, a pesquisa de dados da empresa pelo CNPJ é grande e o processo é extremamente burocrático. 

Para evitar desperdiçar tanto tempo em processos ineficientes como esse, por que não investir em uma tecnologia que otimize a sua rotina? A Linkana, por exemplo, é um software que automatiza até 70% dessas consultas e análises, permitindo uma função muito mais estratégica e menos burocrática da equipe de compras.

Quer entender mais sobre como podemos apoiar sua organização? Preencha o formulário abaixo e saiba como sua empresa pode ter uma gestão de fornecedores muito mais inteligente e orientada a dados:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!