Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para Telecom? 3 maneiras práticas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 1, 2023

February 1, 2023

February 1, 2023

Saber como encontrar fornecedores para Telecom é uma jornada possível. Mas requer planejamento, paciência e atenção às novidades tecnológicas para reconhecer o potencial dos parceiros em potencial.  

O mercado de telecomunicações só cresce, ou seja, quanto maior o fluxo de vendas, maior será a necessidade de contar com bons prestadores de serviço.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2021, houve um crescimento de 6,8% na telefonia móvel no Brasil, o que representa cerca de 14 milhões de novas linhas. Resultado: demanda elevada, materiais de primeira linha, sistema de suporte, qualidade de entrega e facilidade de acesso. 

Detalhes como esses mostram que as empresas fornecedoras de Telecom devem ter expertise em soluções tecnológicas, o que não representa propriamente um diferencial, mas sim uma qualidade diante da concorrência.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para facilitar sua busca sobre como e onde encontrar fornecedores para Telecom. Continue a leitura deste conteúdo e aproveite para conferir que boas práticas das empresas fornecedoras podem ser úteis para sua escolha.

Boa leitura!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para Telecom: 3 formas

A seguir, listamos 3 soluções para quem busca encontrar fornecedores de Telecomunicações

1. Esteja em feiras da área

Estar presente em feiras do ramo é uma ótima oportunidade de encontrar fornecedores. Falar pessoalmente com especialistas do ramo é fundamental para coletar o máximo de informações sobre como a empresa atua, além de fazer networking. 

2. Indicação de players do mercado

Já ouviu falar de benchmarking, termo que está relacionado ao estudo da concorrência? Nesta pesquisa de mercado, você aprende com os erros e acertos dos concorrentes, inclusive no tocante aos fornecedores. 

3. Ferramentas tecnológicas

Se você quer ganhar tempo e assertividade na busca por fornecedores, a dica de ouro é optar por uma ferramenta tecnológica. Neste caso, a Consulta CNPJ da Linkana possibilita a verificação de informações-chave via CNPJ. Siga conosco para entender como funciona.

Como funciona a Consulta CNPJ da Linkana?

A Linkana pode ser sua aliada na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para Telecom. Por sinal, nossa ferramenta para consulta de CNPJ já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Você recebe todos esses dados de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões de regularidade, o que contribui para mitigar riscos. 

Que recurso adicional a Linkana oferece?

O Linkana ESG Rating é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

A propósito, essa análise não é somente feita na empresa, mas também contempla seus sócios, administradores e demais agentes diretamente relacionados. 

Assim, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

Dicas para você monitorar os fornecedores de Telecom

Depois de encontrar os fornecedores de Telecom, é essencial monitorá-los com frequência. Para tal, separamos 5 dicas práticas que envolvem a análise de fornecedores.

1. Tenha certeza de que ele irá suprir suas necessidades 

Mantenha o diálogo sobre o que você precisa do fornecedor de Telecom, como: assegurar que o call center esteja sempre disponível aos clientes. Ou seja, exponha seus objetivos para que ele apresente as possibilidades de resolução para o seu negócio.

2. Observe os prazos 

Você deve conhecer os prazos que o fornecedor dispõe no que se refere ao período de implantação do serviço. Analise se algumas funções têm tempo de expiração e em quanto tempo você será atendido novamente se precisar recorrer ao fornecimento de materiais ou equipamentos com urgência.

3. Conheça a reputação

Não pesquisar a reputação de um fornecedor de Telecom pode gerar graves problemas.

Com uma pesquisa minuciosa na internet, você pode descobrir, por exemplo, se a empresa que se compromete a entregar uma franquia de internet com qualidade não fornece a capacidade estipulada ou se o serviço é ineficaz, deixando a rede inoperante ou congestionada.

Uma boa dica é acessar o site da Anatel. Na página da agência reguladora das telecomunicações brasileiras, é possível encontrar as reclamações das principais empresas dos serviços de telefonia.

4. Identifique quem oferece suporte pós-venda 

Em algumas regiões, é comum surgirem problemas de falta de sinal ou de lentidão na internet. Nesses casos, contar com um serviço de atendimento pós-venda é fundamental para a realização das atividades.

Por isso, dê preferência aos fornecedores que oferecem um suporte integrado ao plano. Caso não seja estipulado no primeiro momento, converse com a empresa para acrescentar essa função no contrato.

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para Telecom: como garantir um bom serviço?

5. Analise a estrutura da empresa 

Antes de buscar métodos de onde encontrar fornecedores para Telecom, você deve compreender o nível de tecnologia que compõe a estrutura do seu sistema de telecomunicação.

Saber quais são os tipos de serviços que fazem parte do plano da sua empresa irá facilitar na hora de comparar a telefonia almejada.

A partir disso, converse com os possíveis fornecedores sobre os sistemas tecnológicos que eles têm a oferecer. Muitos usam ferramentas para fortalecer a comunicação com a empresa, com soluções como: videoconferência, omnichannel contact center e outros.

Saiba mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade. Veja nossos diferenciais!

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I. 

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas. 

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, o primeiro passo é preencher o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market