Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a indústria? 4 dicas valiosas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 16, 2023

January 16, 2023

January 16, 2023

A operação industrial depende de matéria-prima e isso, quem concede, são as empresas que disponibilizam o material. Aqui, o feeling é exclusivo do setor de compras, que precisa saber como encontrar bons fornecedores para a indústria.

Afinal de contas, sem eles, não há como ter acesso aos insumos necessários para as operações diárias. Nesse aspecto, negociar preços é um fator relevante, mas precisa ser acompanhado de outros detalhes, como: confiança, segurança, entrega dentro do prazo e qualidade dos materiais.

Uma empresa fornecedora, por exemplo, disponibiliza diversos tipos de itens, passando desde peças de borracha aos serviços de usinagem, capazes de atender grandes segmentos da indústria:

  • mineradora;

  • siderúrgica;

  • química e petroquímica;

  • alimentícia;

  • entre outros.

Quer saber mais? Neste artigo, listamos para você, gestor, algumas dicas de como achar bons fornecedores para a indústria. Continue com a gente e boa leitura!

Como encontrar fornecedores para a indústria? 4 opções

Se sua indústria está no início das operações, a busca por fornecedores é fundamental para este processo. Por outro lado, se o negócio já está estabelecido no mercado, é importante avaliar os parceiros atuais e, ainda, ter opções para atender às demandas maiores.

A propósito, o setor industrial tem acelerado seu poder de crescimento nos últimos tempos, apesar dos fortes aumentos nos custos de insumos e preços cobrados, como diz a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da S&P Global.

Para manter essa perspectiva em alta, o primeiro passo é fazer uma pesquisa em diversos serviços, começando pelos seguintes canais:

1. Faça um “Google”

Na web, basta começar digitando no Google “fornecedores para siderurgia”, por exemplo. Essa busca tende a trazer muitos resultados, o que depende da região e do tipo de material e serviço procurado. E, embora haja uma ampla oferta de potenciais parceiros, é vital verificar se eles realmente atendem às necessidades do negócio.

2. Pesquise em revistas, jornais e catálogos

Nos tempos atuais, pode até parecer curioso buscar fornecedores na mídia impressa, mas ainda é uma prática comum. E isso vale tanto para os anúncios em grandes meios de comunicação, quanto para os veiculados em publicações técnicas.

3. Participe de eventos presenciais

Em feiras e palestras do ramo industrial, pode-se encontrar expositores e representantes de fornecedores em potencial. Aliás, esse é um ótimo momento para esclarecer eventuais dúvidas e retomar o contato após o evento.

4. Converse com seus concorrentes

Os concorrentes somam experiências positivas e negativas com seus fornecedores. Por isso, uma boa dica é trocar ideias sobre as experiências com os parceiros e se vale a pena investir em alguns modelos.

Se você quiser opiniões adicionais, pesquise o nome do fornecedor em plataformas como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br. E, para ir além do quesito opinião e buscar dados ainda mais assertivos, uma solução tecnológica vem a calhar. Siga conosco para conferir.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para a indústria com a Linkana?

Não existe forma mais indicada de avaliar adequadamente os fornecedores do setor industrial do que usar as melhores ferramentas do mercado, como a da Linkana.

Se você deseja saber como encontrar fornecedores para a indústria, utilize o Consulta CNPJ da Linkana. Por meio dele, você pode filtrar as empresas por inúmeros critérios, verificando assim a integridade do parceiro em potencial, inclusive: 

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral (se está ativa ou não);

  • área de atuação (cidade e estado);

  • porte;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Por essa ferramenta você também consulta:

  • Cartão CNPJ;

  • CEIS, Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • CEPIM, Cadastro de Entidades  Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas;

  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. 

Adicionalmente, consegue emitir:

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS.

E não é só isso!

Quando você encontrar os resultados desejados, poderá explorar o ESG Rating da Linkana, que serve para identificar fornecedores com risco ambiental, social e de governança. 

Mas como funciona?

O Linkana ESG Rating funciona com base nos dados objetivos e informações fornecidas pela empresa que será avaliada.

Para cada indicador ESG é atribuída uma nota, gerando um total que indica o nível de comprometimento do fornecedor com essa prática.

Observe na imagem abaixo:

Leia também: Como fazer uma boa gestão de fornecedores para a indústria?

O que avaliar em um fornecedor na indústria? 

Seguindo as nossas dicas de como encontrar um fornecedor para a indústria, você poderá ter seu parceiro ideal. E, para ajudá-lo a solidificar essa relação, siga os cinco passos a seguir:

1. Comprove a eficiência do trabalho 

Empresas que se destacam em seus ramos e se mantêm no mercado por muito tempo conquistam esse posto graças ao seu ótimo trabalho. No entanto, o tempo de duração na área não é sinônimo de qualidade, mas pode contar bastante na escolha dos fornecedores.

Por isso, ao pensar em como achar bons fornecedores para a indústria, considere o tempo no mercado e se eles possuem certificações de qualidade.

2. Analise o custo-benefício dos fornecedores 

Fique atento se os fornecedores para a indústria possuem preços vantajosos e se eles conciliam com os prazos de entrega, valor de frete e qualidade do produto. Essa matemática precisa ser equilibrada, pois nem sempre o parceiro mais barato oferece o melhor trabalho.

3. Verifique as formas de pagamento

Os modelos de pagamento também contam na hora de negociar com seus fornecedores. Isso porque alguns são mais rígidos, exigindo pagamentos antecipados, além de travar alguns acordos; já outros, são mais flexíveis.

Procure fornecedores que se encaixam no modelo de operações do seu departamento financeiro. Assim, a parceria tende a criar um vínculo mais sólido em relação ao pagamento.

4. Observe a logística 

A logística é um fator importante para a reputação da empresa. Para evitar a negligência dos fornecedores, é preciso ter controle sobre os prazos de entrega. No caso, contrate empresas que não vão abandoná-lo e que demonstrem tranquilidade para que você não se preocupe com atrasos de entrega de materiais.

Gostou? Essas são algumas dicas de como encontrar fornecedores para a indústria. Mas, lembre-se: dialogar é um dos requisitos essenciais para perceber que atitudes tomar antes de assinar qualquer contratação.

Saiba mais sobre a Linkana

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market