Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar bons fornecedores na área da saúde? Confira 5 insights!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 6, 2023

January 6, 2023

January 6, 2023

Saber como encontrar bons fornecedores na área de saúde não é uma tarefa simples. Afinal, buscar provedores que prestem serviços médico-hospitalares requer uma pesquisa minuciosa na internet ou indicações de empresas parceiras, por exemplo. Isso porque esse segmento demanda cuidados em relação à higienização e segurança.

Imagine uma operação que tenha que ser interrompida porque a clínica não teve insumos necessários para continuar o procedimento. Além de ser uma falha gravíssima, isso pode colocar vidas em risco e prejudicar a imagem do estabelecimento.

Para começar, é preciso ter disponibilidade de itens básicos, como: equipamentos, luvas cirúrgicas, seringas e agulhas, entre outros. Por outro lado, é fundamental considerar os itens que não são tão acessíveis, como as próteses para procedimentos mais complexos.

Sendo assim, não há dúvidas que a clínica e/ou o hospital devem se planejar com antecedência e, para isso, conseguir bons parceiros comerciais.

Quer saber como levar isso adiante? Neste artigo, vamos sugerir alguns critérios de como encontrar bons fornecedores na área da saúde, além de uma ferramenta prática. Siga conosco!

Por que é importante saber como encontrar bons fornecedores da saúde? 

Fornecedores de saúde são aqueles que disponibilizam insumos médico-hospitalares, prezando por segurança, qualidade e agilidade na entrega. E, como muitos materiais precisam estar disponíveis prontamente, é fundamental atentar para a gestão dos recursos.

Segundo o Observatório da Anahp 2022, 22,46% da receita dos hospitais se direciona para os materiais, incluindo as Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). E, para entender melhor a importância dessa logística de suprimentos, confira o vídeo abaixo:

https://youtu.be/b9ycfQljssU

Onde encontrar fornecedores para a área de saúde?

Se você está à procura de fornecedores, há muitas formas de encontrá-los. Primeiramente, é crucial analisar as necessidades da unidade de saúde, considerando: itens, quantidades, duração, orçamento, padrão de qualidade, disponibilidade de estoque e afins.

Em seguida, sua busca por fornecedores pode seguir com:

  • pesquisa na internet, inclusive em blogs;

  • checagem de fornecedores da concorrência;

  • participação de eventos e feiras do ramo;

  • uso de ferramentas tecnológicas para consultar o CNPJ.

De fato, a fórmula indispensável para encontrar bons fornecedores é contar com tecnologia de ponta. Aliás, as ferramentas qualificadas trazem agilidade, especificidade e desempenho, considerando as boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental.

A Linkana é um exemplo de solução que oferece eficiência na pesquisa de fornecedores. Se você deseja fazer uma análise profunda no histórico de uma empresa, é possível acessar o Consulta CNPJ da Linkana.

Por meio da nossa ferramenta, você pode filtrar empresas por CNAE, tipo de trabalho, CNPJ, estado, cidade e categoria. Basta incluir o nome ou o CNPJ da solicitada no campo de busca e, em apenas um clique, obter todas as informações necessárias.

O que considerar para confirmar se são bons fornecedores de saúde?

Depois de encontrar possíveis fornecedores de saúde, como saber se eles atendem ao propósito? A seguir, confira cinco dicas adicionais para garantir a assertividade no fornecimento de insumos médico-hospitalares.

1. Qualificação e homologação de fornecedores

Na solução da Linkana, por exemplo, você qualifica e homologa os fornecedores. Com a análise de informações públicas e privadas, veja quais deles têm potencial para atender à demanda, com o melhor custo-benefício e critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).

2. Certificações da empresa e dos produtos 

Ao adquirir insumos médico-hospitalares, é vital confirmar se o fornecedor tem as devidas documentações. Por exemplo, podemos citar a certificação de gestão ambiental ISO 14001:2015 e, ainda, a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

3. Conformidade com as normas do setor 

É importante confirmar se o fornecedor está em conformidade com as normas reguladoras. O compliance engloba: padrões de conduta, controles internos e governança corporativa, incluindo a compra de insumos e a dispensação de medicamentos na farmácia hospitalar.

Vale lembrar que a Anvisa é uma agência que aplica um rígido controle sanitário no que se refere às operações, consumos de serviços e produtos relacionados à vigilância sanitária e tecnologia, entre outros. Isso é importante, sobretudo, para a segurança do paciente.

4. Riscos na cadeia de suprimentos  

Ao consultar possíveis fornecedores em ferramentas como a da Linkana, você mitiga os riscos na cadeia de suprimentos. Para exemplificar, é possível verificar se a empresa está em processo de falência e, portanto, há a possibilidade de não entregar o que foi contratado.

Outro risco considerável é a qualidade e segurança dos insumos, como no armazenamento adequado de termolábeis (sensíveis à temperatura). Além disso, há o risco geográfico que leva ao possível atraso na entrega, o que requer fornecedores de localizações distintas. 

5. Modelo ESG

Já a ferramenta Linkana ESG Rating indica se o fornecedor em potencial adota o modelo ESG (Environmental, Social and Governance). Isto é, se o futuro parceiro considera aspectos ambientais, sociais e de governança, como: 

  • conformidade ambiental;

  • gestão de resíduos;

  • regularidade trabalhista;

  • igualdade de oportunidades;

  • combate à corrupção;

  • situação falimentar;

  • sanções internacionais.

Leia também: Gestão de fornecedores para a área de saúde

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Conte com a Linkana para encontrar, qualificar e homologar fornecedores

Agora, você já sabe como encontrar bons fornecedores na área da saúde, sobretudo com a ferramenta da Linkana. E, se quiser saber mais detalhes sobre as soluções tecnológicas, aproveite para agendar uma demonstração a fim de aprimorar sua gestão de fornecedores. 

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer saber como funciona? Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market