Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Coleta de dados bancários de fornecedores: Um guia completo

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 11, 2022

December 11, 2022

December 11, 2022

Os dados bancários de fornecedores é uma das informações mais importantes da homologação pois é através deles que são realizados os pagamentos dos serviços prestados.

No entanto, apesar da sua importância, ainda existem empresas que fazem a coleta desses dados de forma antiquada e burocrática. 

Entenda neste artigo como funciona a coleta de dados bancários, suas vantagens e como a Linkana pode te ajudar a ter um processo mais ágil e completo. 

Como funciona a coleta de dados bancários de fornecedores no processo de homologação?

O processo de homologação de fornecedores é uma das etapas mais importantes na hora de fechar novos contratos, isso porque permite um maior gerenciamento e análise dos riscos decorrentes de cada tipo de contratação. 

Para que haja essa análise e gerenciamento é preciso que a empresa fornecedora apresente alguns documentos para a realização da homologação, como por exemplo:

  • Contrato Social;

  • Cartão CNPJ;

  • Inscrição Municipal e/ou Estadual;

  • Alvará de funcionamento;

  • Dados bancários.

E é justamente sobre esse último, os dados bancários, que vamos continuar falando por aqui neste artigo.

O processo de coleta de dados bancários de fornecedores tende a ser muito burocrático na maioria das empresas e suscetível a erros. 

Isso porque quando um comprovante bancário é solicitado para a homologação, geralmente é uma tarefa difícil ou quase impossível identificar a veracidade do arquivo enviado, devido ao crescente número de fraudes que tem acontecido no Brasil.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de vítimas de fraudes bancárias tem crescido. Em setembro de 2021, esse número era de 21% e foi para 22% em dezembro do mesmo ano e agora para 31% em junho de 2022.

Por isso, é necessário prestar muita atenção nesse processo, pois pode ser que haja informações alteradas e você caia em uma fraude. 

Além do cuidado que é preciso ter com fraudes, outro ponto delicado na etapa de comprovação de dados bancários é a burocracia com os detalhes da documentação.

Por exemplo: se a empresa contratante solicita uma foto do cheque bancário que tenha o CNPJ do fornecedor e todos os seus dados bancários e ele tira uma foto que não tenha todos os dados solicitados, o processo terá que ser refeito diversas vezes até dar certo.

Ou seja, o tempo de cadastro e homologação do fornecedor será muito maior por causa desse tipo de verificação manual.

Até mesmo nos bancos esse processo é difícil de ser realizado pois não contam com a tecnologia adequada para a realização dessa coleta. 

Pare de correr riscos. Preencha o formulário abaixo e fale com um dos nossos consultores ou continue lendo o conteúdo.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

A importância da coleta de dados bancários de fornecedores no processo de homologação

A coleta de dados bancários de fornecedores é de extrema importância no processo de homologação pois é através dessas informações que os pagamentos são efetuados. 

Por isso, é preciso que eles sejam coletados com o máximo de precisão possível para que o pagamento não seja enviado para outra pessoa por engano ou por falta de informações. 

Como é feita a coleta dos dados bancários de fornecedores?

Cada empresa possui uma forma de coletar esses dados e ela geralmente é feita através de:

  • Foto de cheque bancário;

  • Foto do cartão;

  • Print da tela do aplicativo do banco;

  • Declaração assinada pelo gerente do banco.

A partir da coleta desses documentos é feita uma checagem das informações para saber se eles realmente são do fornecedor e se ele está ativo ou não para prosseguir com a homologação.

Por que as empresas realizam o processo de coleta de dados bancários?

As empresas geralmente realizam um processo mais rigoroso de coleta de dados bancários para evitar fraudes. 

Por exemplo: um fornecedor pode colocar uma conta pessoal dele ou utilizar um CNPJ de outra pessoa para fazer a verificação, seja por engano ou por estar com alguma restrição fiscal no nome da empresa.

E com uma boa checagem, a tentativa de fraude é descoberta e a homologação pode deixar de ser feita, por exemplo. Evitando assim futuros problemas com essa contratação.

Por isso, se a empresa não quer ter um processo de coleta de dados bancários lento, burocrático e problemático, ela precisa contar com uma ferramenta que realiza esse trabalho de forma mais rápida e eficiente, assim como a Linkana.

Vantagens de ter um processo otimizado de coleta de dados bancários

Ter um processo otimizado de coleta de dados bancários de fornecedores no processo de homologação traz diversas vantagens como tecnologia e agilidade.

A tecnologia entra quando falamos da possibilidade de ter a verificação de documentos feita em pouco tempo, assim, mesmo se houver algum erro, é possível realizar as alterações e verificar de novo se está tudo correto em menos tempo do que em uma empresa que faz o processo de forma manual. 

Geralmente, na maioria das empresas, esse processo acaba sendo mais demorado pois não conta com uma tecnologia de verificação automática de documentos para acelerar os resultados. 

Muitas vezes a falta de tecnologia e a burocracia acaba irritando e desmotivando os fornecedores. Esse processo atrapalha não somente eles como também o time financeiro e de suporte que tem um trabalho redobrado para tentar convencer o contratado a não desistir de fechar negócio. 

Como implantar um processo de coleta de dados bancários de fornecedores com a Linkana?

Com a Linkana o seu processo de coleta de dados bancários de fornecedores pode ser muito mais automatizado. 

Isso porque contamos com uma ferramenta de verificação automática de dados bancários que em menos 10 segundos comprova se a conta é ou não do CNPJ do fornecedor e se ela está ativa ou bloqueada.

A Linkana oferece uma tecnologia automatizada que a maioria do mercado ainda não utiliza. E além da verificação em tempo hábil, ela também emite um comprovante bancário homologado pelo Banco Central de qualquer fornecedor apto. 

Só a Linkana realiza a análise de informações e documentos em fontes internas e externas, como validações de dados bancários via micro depósito, cruzamento de base e listas internas de restrições de pessoas físicas e jurídicas com base em fornecedores e partes relacionadas. 

Quer saber como fazer uma coleta de dados bancários de fornecedores com quem entende do assunto? Preencha o formulário abaixo!

Acelere radicalmente o onboarding  de seus fornecedores, com dados compartilhados utilizados pelas melhores corporações para analisar riscos e controlar indicadores ESG na maior rede B2B do país.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market