Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como fazer checklist de auditoria de fornecedores? Para que serve?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 13, 2023

April 13, 2023

April 13, 2023

Damos o nome de auditoria de fornecedores a todo processo de qualificação, homologação e avaliação que envolvem os parceiros contratados para aquisição de suprimentos ou serviços terceirizados

A prática é essencial para a gestão de fornecedores, assegurando mitigação de riscos e bons resultados.

Nesse contexto, temos a metodologia de checklist de auditoria de fornecedores, que visa categorizar e organizar os critérios avaliados em cada uma dessas etapas, o que representa um ganho de eficiência e assertividade essencial para se adequar às boas práticas de compliance.

Vale destacar ainda que implementar mecanismos de avaliação de fornecedores é pré-requisito para obtenção de certificados de grande valor para a empresa, como no caso da ISO 9000 e 9001, que exigem um método de avaliação e seleção de parceiros aptos para a cadeia de suprimentos. 

Neste artigo, você confere o que não pode faltar em um checklist de auditoria de fornecedores e os demais detalhes para um processo de verificação de empresas fornecedoras preciso, eficiente, seguro e dinâmico.

Basta seguir a leitura para ficar por dentro de tudo sobre esse tema!

O que é auditoria de fornecedores?

A auditoria de fornecedores serve para a organização verificar e constatar a aptidão de potenciais parceiros em compor sua rede de suprimentos e serviços, além de monitorar o padrão de qualidade entregue por cada um deles em relação a uma série de critérios e indicadores de desempenho.

Esse processo tem o intuito de garantir o cumprimento do padrão de qualidade previsto no planejamento estratégico da companhia contratante, possibilitando, assim, que o departamento de compras certifique se as aquisições realizadas, de fato, atingiram o custo-benefício ideal.

De modo geral, o checklist da auditoria de fornecedores indica a capacidade produtiva e logística de uma empresa, além de servir de base para análises de risco e compliance, como os necessários para o processo de homologação de fornecedores.

Nesse caso, é importante ressaltar que o comitê de auditorias responsável poderá avaliar a existência de processos trabalhistas, embargos ambientais e outras possíveis ameaças que podem prejudicar a contratante, caso ocorra uma eventual negociação entre as partes.

Esse cuidado ainda se estende na avaliação dos indicadores de desempenho de fornecedores e gestão de terceiros, que analisa a performance e o nível de qualidade obtido pela parceria, por meio de KPIs predefinidos.

Por fim, a auditoria em compras também pode ocorrer periodicamente, respeitando as diretrizes do programa de compliance da contratante, o que serve para assegurar a conformidade nas questões jurídicas, fiscais e financeiras para essas operações.

Quais são as etapas da auditoria de fornecedores?

De acordo com as informações apresentadas até aqui, é possível estabelecer que a auditoria de fornecedores ocorre em três etapas principais, que são:


1. homologação de fornecedores;


2. avaliação de desempenho;


3. monitoramento e reavaliação de certificados.


1. Homologação de fornecedores

A homologação ocorre quando se avaliam informações, certificados, autorizações e documentos de uma empresa para verificar se ela atua de acordo com os princípios da governança corporativa, e se tem estrutura apta para atender a demanda da contratante por suprimentos ou serviços.

O checklist de auditoria de fornecedores, nesse caso, poderá variar de acordo com a área que conduz a avaliação. Para saber quais são os documentos necessários para homologação de fornecedores, deve-se definir antes se essa análise será feita pelo setor fiscal, trabalhista, jurídico, ambiental ou por outro da companhia.

2. Avaliação de desempenho

Outra etapa de auditoria de fornecedores ocorre após a homologação e conclusão de um pedido. Estamos falando da avaliação de indicadores de desempenho, que verifica se a performance e o padrão de qualidade entregues estão de acordo com o acordo firmado.

3. Monitoramento e reavaliação de certificados

A última etapa da auditoria acontece quando os documentos e certificados apresentados para homologação estão próximos da data de vencimento. O processo verificará tudo que foi apresentado e solicitará a renovação dos itens expirados, como parte da estratégia de gestão de fornecedores.

Extra! Conte com a Linkana para facilitar a gestão de fornecedores da sua empresa! 

Na nossa plataforma completa, você cadastra e monitora os candidatos a participar da sua cadeia de suprimentos usando apenas o CNPJ desses negócios.

Também consegue realizar a análise automatizada de dados públicos, tornando a etapa qualificatória em uma ação muito mais ágil e eficaz.

O que não pode falar em um checklist de auditoria de fornecedores?

O checklist de auditoria de fornecedores é uma ferramenta bastante interessante e útil, pois serve como uma metodologia facilmente aplicável a diferentes empresas fornecedoras parceiras, mantendo um critério único e coerente nesse processo

De modo geral, também é uma estratégia válida para diminuir o risco de informações relevantes serem perdidas ao avaliar uma grande quantidade de parceiros comerciais. 

Neste ponto, vale destacarmos que cada empresa tem total autonomia para definir o próprio checklist. 

Porém, é recomendado que a avaliação siga uma classificação unificada quanto a criticidade do item ou fornecedor, que pode seguir a matriz de risco, mensurando o seu impacto financeiro e o risco de abastecimento.

Confira, a seguir, um exemplo de checklist de auditoria de fornecedores para você se inspirar e aplicar a metodologia na sua empresa:

CritérioAvaliaçãoObservaçãoPedido mínimoLead timeCondições de pagamentoTempo de entrega e produçãoLocal de origemReputaçãoCompliance ambientalCompliance jurídicoCompliance trabalhistaCompliance fiscalEstrutura da empresaPlanejamento de novos produtosGarantiasFlexibilidade de negociação

Otimize a gestão de fornecedores com a Linkana! 

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nosso repositório entrega dados e insights relevantes e atualizados de fornecedores, como risco, cadastro, D&I e ESG, utilizados de maneira compartilhada pelas as maiores corporações do nosso país.

Por meio de uma de nossas funcionalidades, basta cadastrar o CNPJ do fornecedor e nossa tecnologia de Robot Process Automation percorrerá os principais bancos de dados para obter dados cruciais para a gestão de riscos, sem comprometer seu investimento e o tempo dos seus colaboradores.

Insira e acompanhe de maneira automatizada todo seu checklist de auditoria de fornecedores com a solução da Linkana!

Somado a tudo isso, apenas no nosso software você tem acesso a estas funcionalidades:










Diferenciais da Linkana

Outro recurso que você só encontra na Linkana é uma base de dados de fornecedores compartilhada, solução que resolve a maior falha dos e-procurements presentes no mercado: a ausência de compartilhamento de dados de empresas fornecedoras.

Os usuários do nosso sistema têm acesso a mais de 6 mil perfis de fornecedores devidamente preenchidos e com informações públicas atualizadas.

Com isso, o tempo gasto para encontrar identificar fornecedores devidamente qualificados e em compliance reduz, aumentando a produtividade do seu time de compras e procurement e diminuindo os riscos característicos desse tipo de contratação.

Mas a fundação de dados de fornecedores compartilhada da Linkana gera muitos outros benefícios para o seu negócio. 

Quer saber, em detalhes, quais são? Basta preencher o formulário abaixo para conversar com um dos nossos especialistas!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market