Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

ChatGPT na gestão de fornecedores: 5 formas de utilizar

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 5, 2023

September 5, 2023

September 5, 2023

O ChatGPT na gestão de fornecedores pode ser definido como uma ferramenta de apoio para o dia a dia dos profissionais da área. Isso porque, com essa tecnologia, é possível aprimorar negociações, otimizar o fluxo de abastecimento, melhorar a gestão de riscos ESG e muito mais.

Caso ainda não conheça, o ChatGPT é um chatbot com Inteligência Artificial (IA) generativa. Ou seja, um software que tem a capacidade de estabelecer uma conversa com um humano em linguagem natural.

Essa solução foi desenvolvida pela OpenAI, uma empresa de tecnologia norte-americana, e lançada em 30 de novembro de 2022. Desde então, a ferramenta ganhou repercussão em todo o mundo e vem sendo cada vez mais utilizada por diversos segmentos.

Segundo um levantamento realizado pela plataforma de gerenciamento de visibilidade online Semrush, citada em uma matéria do site Tecnoblog, o Brasil é um dos países mais interessados nessa ferramenta.

De acordo com o estudo, 4,3% do tráfego mundial dessa página de Inteligência Artificial são do nosso país. Isso nos coloca em 5° lugar nesse ranking, atrás da Índia (4,7%), da França (5,7%), da Alemanha (5,9%) e dos Estados Unidos (19,5%).

Mas pensando especificamente no aprimoramento da rede de abastecimento de uma empresa, em quais pontos essa tecnologia pode ajudar? Será que ela substitui outros recursos?

Siga a leitura deste artigo para conferir como usar ChatGPT na gestão de fornecedores e quais melhorias pode gerar para seu negócio.

O que é ChatGPT na gestão de fornecedores?

O ChatGPT na gestão de fornecedores consiste no uso desse recurso de IA para otimizar variados processos e aprimorar a rotina dos profissionais de compras e procurement, em busca de aumento da produtividade e resultados melhores para a empresa.

Essa ferramenta funciona com base em uma categoria de IA denominada Inteligência Artificial Generativa, que é uma tecnologia que tem a capacidade de criar algo inédito a partir de dados e informações preexistentes.

De forma prática, o ChatGPT é um chatbot, isto é, é um software que consegue conversar com usuários humanos de maneira fluida e utilizando linguagem natural. Pode-se, por exemplo, fazer perguntas e obter respostas e orientação que são geradas a partir de informações anteriores. 

Desse modo, entende-se também que, quanto mais a ferramenta é utilizada e abastecida, mais dados gera e, consequentemente, mais direcionamentos.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?"



Por que usar ChatGPT em procurement?

Usar ChatGPT em procurement pode ser uma forma de melhorar os processos dessa área

Isso se torna possível porque a ferramenta gera uma série de insights que podem ser aplicados na busca por empresas fornecedoras mais qualificadas, no alinhamento mais preciso entre as áreas de compras e estoque, no aprimoramento da gestão de dados de fornecedores e muito mais.

Desse modo, se formos listar as vantagens do uso de ChatGPT em procurement, algumas das que mais se destacam seriam:

  • obtenção de variadas respostas em pouco tempo, para diversos temas e questionamentos;

  • possibilidade de integrar a ferramenta a sistemas e soluções já utilizados pela companhia;

  • aceleração e automatização de processos internos, elevando a produtividade dos profissionais;

  • contribuição para realização de cálculos e previsão de demandas de estoque, aquisições de serviços e matéria-prima;

  • análise de preços mais precisa e otimizada;

  • gerar mensagens e textos que precisam ser enviados para os fornecedores.

Leia também: "Como a inteligência artificial em supply chain ajuda a aprimorar a cadeia de suprimentos?"

Como usar ChatGPT na gestão de fornecedores? 

Entre as principais formas de usar o ChatGPT na gestão de fornecedores, estão:

  • negociações;

  • sourcing;

  • gestão de contratos;

  • administração;

  • análise de riscos e ESG de fornecedores.

Essas aplicações foram apontadas por Marijn Overvest, fundador do Procurement Tactics, companhia que capacita equipes de compras, e compiladas por Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana na sua newsletter "Comprador, ainda é quarta-feira".

Confira detalhes de cada uma dessas formas de uso do ChatGPT em compras e procurement

Negociações

No que se refere às negociações da gestão de fornecedores, essa ferramenta de IA pode fornecer insights que ajudam a obter mais e melhores resultados desse processo.

Ao fazer perguntas claras para o ChatGPT os profissionais conseguem, por exemplo, direcionamentos sobre:

  • o que é preciso fazer para reduzir preços sem comprometer a qualidade;

  • como conseguir formas de pagamento mais interessantes;

  • o que fazer para ter prazos de entrega mais alinhados com as necessidades da empresa;

  • entre outros pontos relacionados.

Sourcing

Em strategic sourcing, ou compras estratégicas, o ChatGPT pode ser um forte aliado para a estruturação de processos mais precisos.

Por exemplo, ele pode ajudar a identificar pontos de perdas de insumos, realizar cálculos de reabastecimento mais precisos e outras práticas relacionadas.

Gestão de contratos

No processo de gestão de contratos, o ChatGPT em compras pode ser usado para gerar bons exemplos desse documento. Para empresas que não dispõem de um departamento jurídico próprio, essa tende a ser uma ótima solução.

Administração

Na administração de fornecedores, de modo geral, essa tecnologia pode ser usada em diversas situações Isso inclui avaliar previamente um potencial fornecedor a partir de informações online fornecidas por ele, a exemplo de políticas internas, confirmação de cases e afins.

Análise de riscos e ESG de fornecedores

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, o ChatGPT pode ser usado para apontar potenciais riscos ESG de fornecedores, tais como participação em crimes de lavagem de dinheiro, uso de trabalho infantil, mão de obra análoga à escravidão e outras práticas ilícitas.

No caso, ele pode fazer uma varredura nas informações presentes na internet e revelar se a empresa fornecedora que pretende contratar tem ou não algum tipo de envolvimento e condutas como essas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Quais os riscos de usar ChatGPT em compras?

Apesar de bastante útil e funcional, esse recurso ainda apresenta algumas falhas. Por exemplo, ele pode se basear em informações incorretas ou fake news que repercutiram e ganharam visibilidade para embasar as respostas, como se fossem de fontes confiáveis. 

Por esse motivo, o ideal é sempre ponderar sobre o que está sendo transmitido pela ferramenta. 

Somado a isso, é bem importante ter em mente que o ChatGPT em compras não substitui um bom software de gestão de fornecedores. Esse recurso apenas apoia a rotina dos profissionais, tornando-a mais dinâmica. 

Assim, o sugerido é usar o ChatGPT paralelo a um sistema próprio para administrar sua cadeia de abastecimento, como o oferecido pela Linkana.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e confira como levar todas as funcionalidades da Linkana para sua empresa!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market