Resources

Compliance

Compliance

Compliance

Quais os desafios de obter uma certificação de Empresa Controlada por Grupo Minoritário?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 11, 2022

August 11, 2022

August 11, 2022


A Certificação de Empresa Controlada por Grupo Minoritário (ECGM) ou Minority Business Enterprise (MBE) tem como objetivo dar mais visibilidade e destaque a fornecedores diversos em relação à concorrência. Mas, o grande desafio é que essa certificação nem sempre é viável, uma vez que ela é feita para empresas pertencentes a grupos minoritários.

A necessidade de políticas afirmativas de fornecimento fica evidente a partir do resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O levantamento mostra que 72% dos empresários negros estão faturando menos em relação aos brancos, além disso, têm mais dificuldades para retomar as vendas desde o início da pandemia de covid-19.

Logo, a certificação de fornecedores diversos tem essa incumbência de diminuir a desigualdade de gêneros, raças e outros grupos minoritários. Com isso, as organizações podem desenvolver programas de diversidade de fornecedores, dando acesso a novas oportunidades de negócios.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o conceito de certificação de empresa diversa, seus desafios e como obtê-la. Acompanhe a gente!

Por que obter uma certificação de empresa diversa? 

Conquistar uma certificação oficial de empresa diversa possibilita que você seja reconhecido no mercado como fornecedor diverso, e facilita o acesso às vantagens oferecidas por programas de diversidade de fornecedores. 

Existem vários tipos de certificações de diversidade de fornecedores, que você pode obter dependendo do tipo de segmento que pretende se conectar: programas governamentais ou com o mundo corporativo.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

As dificuldades das Empresas Controladas por Grupos Minoritários (EGCM)

Lembra quando comentamos sobre a dificuldade de empreendedores negros de se firmarem no Brasil? Pois bem, esse problema também é recorrente no exterior.

Segundo a CNBC, das 30,2 milhões de pequenas empresas norte-americanas, as de propriedades de negros sofrem mais para se estabelecer no mercado. A pesquisa mostra que 8 em 10 fecharam suas portas nos primeiros 18 meses.

Já um relatório da McKinsey levanta uma questão preocupante, de que parte da população norte-americana acredita que esse tipo de empreendedor está mais propenso a produzir negócios “ruins”.

A pandemia também agravou a progressão de outros negócios minoritários. Muitas empresas referentes ao grupo MBE não conseguiram receber financiamentos do governo desde o início do coronavírus, embora muitas delas tenham passado pelo processo de inscrição em instituições bancárias.


Saiba mais: Fornecedores sustentáveis: aprenda a identificá-los 

Quais são os requisitos para receber uma certificação de empresa diversa? 

Essas pesquisas só reforçam a importância de conquistar certificações para grupos minoritários em vista de alcançar mais visibilidade aos menores empreendedores.

Sendo assim, para se qualificar como uma ECGM, é importante que mais de 51% das cotas ou ações pertencem a uma ou mais pessoas do grupo minoritário específico, que não possuam qualquer restrição e não dependam de qualquer aprovação de outros grupos na realização de atos administrativos e empresariais.

O custo é um fator que também deve ser levado em conta. Ele pode variar de acordo com o País ou entidade certificadora, que vão desde certificações sem custo até selos que podem custar alguns milhares de dólares.

Quer saber como ter um perfil unificado? Acesse a nossa página Perfil de Certificado de Fornecedores e saiba como os parceiros podem se conectar com várias empresas ao mesmo tempo sem enviar documentos repetidos.


Quem é elegível para se tornar um fornecedor diverso no Brasil? 

Para ser certificado como um fornecedor diverso, o controle e propriedade da empresa fornecedora precisa ser de algum desses grupos:

  • mulheres;

  • pretos ou pardos;

  • Pessoas com Deficiência (PcD);

  • pessoas LGBTQIA+.


Leia também: Economia inclusiva: o que é e quais são as vantagens?

Como identificar fornecedores diversos?

Para tornar sua cadeia de suprimentos mais igualitária, é preciso compreender os desafios que passam as empresas pertencentes a minorias. Só assim, é possível trabalhar para mudar esse paradigma e ajudá-las a se identificarem e certificarem como empresas diversas de maneira mais rápida e eficiente.

Para isso, é importante utilizar ferramentas que apoiem no mapeamento e certificação de fornecedores diversos.

A Linkana tem esse objetivo de auxiliar as organizações identificares e certificarem fornecedores diversos por meio de dados e tecnologia, de acordo com as melhores práticas de mercado. Ao utilizar a análise de fornecedores ativos, é possível analisar toda sua base de fornecimento em questão de dias, analisando e certificando fornecedores diversos e de economia inclusiva rapidamente.

Entre em contato com a Linkana para saber como implementar um programa de diversidade de fornecedores e atingir suas metas de spend diverso.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Faça o teste agora mesmo e conheça o seu potencial de comprador do futuro.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market