Resources

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

Quais são os critérios para obter a Certificação EDGE no Brasil?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 22, 2022

August 22, 2022

August 22, 2022


A Certificação EDGE é um registro que beneficia empreendedores que projetam edifícios sustentáveis no Brasil. Diferentemente de outros tipos de certificações, esta foi criada especificamente para países emergentes.

O Banco Mundial, fundador da certificação, identificou que os países em desenvolvimento e os emergentes estariam mais atrasados em acrescentar projetos sustentáveis ao mercado de construção civil, mesmo com certificações específicas já estabelecidas, como a LEED.

Nesse sentido, a ideia do novo registro foi motivar a sustentabilidade para esse segmento.

Quer dominar este assunto? Então fique com a gente! Ao longo deste artigo você vai saber como funciona a Certificação EDGE no Brasil, para que serve e por que é considerada mais acessível do que outros registros similares.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

O que é a Certificação EDGE? 

A Certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é um sistema de certificação de edifícios que busca tornar os empreendimentos mais eficientes usando recursos sustentáveis.

Ela foi criada pelo International Finance Corporation (IFC), entidade ligada ao Banco Mundial, cuja ideia é promover mais sustentabilidade para empreendimentos de países emergentes e em desenvolvimento.

Nesse sentido, o EDGE possibilita que equipes ligadas a edificações e proprietários possam avaliar as melhores maneiras de implementar a redução de energia e água com o menor custo possível.

Tipologias da Certificação EDGE 

Existem seis classificações da Certificação EDGE. São elas:

  • residenciais;

  • hospitais;

  • edifícios de escritório;

  • edifícios educacionais ou escolares;

  • comércio;

  • hotéis.


Vale ressaltar que a certificação EDGE não compete com outros sistemas existentes no mercado, como o LEED ou AQUA, e sim, serve como ampla alternativa em busca de incentivar um modelo mais sustentável no planeta.

Como funciona a certificação EDGE?

A Certificação EDGE trabalha em cima de três pilares:

  • consumo de energia;

  • consumo de água;

  • consumo de energia incorporada em materiais.


Para receberem a certificação, os edifícios devem reduzir, no mínimo, 20% do consumo de energia e água.

Essa diminuição tem como base o projeto, a tipologia, a localização, os andares e ocupantes, condizentes com as regras brasileiras, diferentemente da LEED, que se embasa na norma norte-americana.

Como obter a Certificação EDGE?

Para obter a Certificação EDGE, a sua empresa passará por uma triagem para saber em qual nível do registro ela se enquadra.  

Nesse caso, existem três tipos de certificações EDGE:

  • Nível 1 ou Certificado - (requer 20% ou mais de economia);

  • Nível 2 ou Avançado - (requer 40% ou mais de economia);

  • Nível 3 ou Zero Carbon (requer que o edifício tenha zero emissão de carbono até 2030, a partir da utilização de 100% de energias renováveis).


O Nível Certificado é o mais utilizado, pois exige a comprovação de 20% de economia em energia, água e energia em materiais de construção, servindo como base um modelo de construção.

Já o Nível Avançado é reservado para empreendimentos com, no mínimo, 40% de economia.

Por fim, o Nível Carbono Zero tem 100% de energia renovável e também garante o selo de compensação de carbono.

Para adquirir qualquer um dos certificados, o primeiro passo é documentar a proposta no aplicativo EDGE, pelo qual você poderá escolher o nível, analisar os preços e calcular o que precisa para garantir a economia desejada.

Após essa etapa, você deve fazer o upload da documentação e iniciar o processo para obter o certificado. Saiba que tanto edifícios em construção quanto prontos estão aptos a receber o selo.


Certificação Edge no Brasil 

No Brasil, são mais de 20 empreendimentos certificados, sendo que 60% deles são residenciais. Empresas de grande porte como L´oreal Brasil, Firmenich e ENGIE são alguns exemplos recentes.

Vale ressaltar que o nosso País tem incentivado mais projetos com esse potencial. Nesse sentido, o Banco Mundial criou uma linha de crédito para os bancos brasileiros financiarem a construção de edifícios.

O objetivo não é somente estimular o mercado financeiro à sustentabilidade, como também cumprir as metas ESG das organizações de construção.

Como saber se uma empresa tem Certificação Edge? 

É possível verificar as empresas que recebem a Certificação EDGE no Brasil e no mundo por meio do site oficial do Green Business Certification Inc. (GBCI), responsável por administrar a certificação em mais de 120 países.


Leia mais: ESG: Como aplicar a sustentabilidade nas empresas?

Como se adequar aos critérios da Certificação EDGE? 

A Firmenich Brasil, filial do grupo suíço de perfumes e aromas, ganhou a renovação da Certificação EDGE em razão da sua política de igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Isso mostra que empresas que buscam maior sustentabilidade, quanto uma economia inclusiva, estão mais próximas de receber o selo EDGE.

Mas, afinal de contas, você sabe se o seu negócio atende as necessidades da certificação?

Para você ter uma visão mais ampla sobre como a sua empresa se posiciona, a Linkana pode ajudá-lo neste processo.

Basta usar a nossa ferramenta de Análise de Fornecedores Ativos para descobrir o quanto sua base é inclusiva, e assim, dar mais oportunidades para fornecedores pequenos, inovadores e controlados por grupos minoritários, como negros, mulheres, indígenas e LGBTQIA+.

A nossa plataforma entrega relatórios inteligentes cruzando seus gastos de fornecimento com o banco de dados de perfis abertos de fornecedores, construído com big data e inteligência artificial.

Tenha a Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, como sua parceira nessa empreitada.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo. 

Converse com um dos nossos especialistas.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market