Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Certificação em compliance: por que importa na gestão de fornecedores? 

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 14, 2023

July 14, 2023

July 14, 2023

A certificação em compliance é um documento que reconhece que uma empresa está em conformidade com as normas e diretrizes que melhoram seus processos.

Também é válido dizer que se trata de um atestado que comprova o comprometimento de uma companhia com o atendimento de atividades específicas voltadas para a realização correta de suas funções.

Expedida por entidades credenciadas externas, essa certificação é uma maneira de destacar a empresa dos concorrentes, elevar sua credibilidade junto ao mercado de atuação, comprovar o engajamento e responsabilidade perante os stakeholders, entre diversos outros pontos positivos.

Trazendo tudo isso para a gestão de fornecedores, é importante que você saiba que contratar um negócio que tenha esse certificado é uma maneira de mitigar riscos para sua companhia

O principal motivo é que a empresa fornecedora foi devidamente reconhecida por organizações oficiais por conta do atendimento a uma série de padrões e condutas, condição que ameniza, ou mesmo extingue, potenciais ameaças pertinentes a esse tipo de contratação.

Devido à importância desse documento para aprimorar a supply chain do seu negócio, siga a leitura deste artigo e confira o que é certificação de compliance, como ela é obtida, de qual maneira consultá-la e quais certificados estão inclusos.

O que é certificação em compliance?

Certificação em compliance é um documento que atesta que uma empresa segue diretrizes de conduta, legalidade, funcionamento e outras normas que confirmam seu comprometimento com a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos e o relacionamento transparente com os stakeholders.

Obter essa certificação é um diferencial, visto que atribui para a companhia muito mais credibilidade, confiabilidade, relevância e segurança na sua atuação.

Se considerarmos que os mercados estão cada dia mais competitivos, ter a certificação em compliance pode ser visto como um importante ponto de destaque perante os concorrentes. 

Esse, por sua vez, chama a atenção de clientes, investidores e potenciais parceiros de negócio para a marca, elevando seu volume de negociações e, consequentemente, de faturamento. 

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Certificação de fornecedores: qual a real importância desse documento?"

Quais as certificações em compliance?

São muitas as certificações em compliance que podem ser obtidas por uma empresa. Alguns exemplos que podemos citar quanto a esses certificados são os da família ISO, International Organization for Standardization.

As certificações ISO definem normas e padronizações para diversos processos, dos mais variados setores. Por serem reconhecidas internacionalmente, as companhias que detêm esses certificados são mais bem-vistas por seus interessados, incluindo público-alvo, investidores e potenciais contratantes.

As duas principais ISO que fazem parte do cenário de certificações em compliance são:

  • ISO 37001: norma internacional de orientação para implementação do Sistema de Gestão Antissuborno, SGAS;

  • ISO 37301: documento que define a normatização para implementação de sistemas de gestão de compliance em organizações públicas e privadas. 

Este artigo também é interessante para você: "ISO 9001: o que é esse certificado, para que serve e como obtê-lo?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como obter certificação em compliance?

Para obter a certificação em compliance, a empresa interessada precisa buscar uma entidade autorizada a emitir esse documento, visto que a International Organization for Standardization não realiza esse serviço.

O processo de obtenção desse certificado inclui passar por uma auditoria externa, na qual a organização credenciada verificará se os critérios necessários para a ISO em questão foram devidamente atendidos.

Por isso, antes de contatar a entidade emitente, é fundamental a companhia se inteirar das diretrizes da certificação que pretende adquirir. A partir daí, deve ajustar seus procedimentos e fluxos de trabalho, a fim de evitar que falhas e incoerências impeçam a conquista do certificado.

Dica de leitura: "O que é a auditoria de compliance e por que ela é tão importante?"

Como consultar certificações em compliance? 

Negócios que trabalham com grande número de fornecedores precisam automatizar o processo de verificação de documentos. Dessa forma, garante-se que a análise seja feita corretamente e que nenhum dado ou informação sejam deixados de lado.

No que se refere ao levantamento e avaliação de certificações, a exemplo das voltadas para compliance, a Linkana pode ajudar você por meio do Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta de análise automática de riscos relacionados aos pilares socioambientais e de governança de um negócio

Com base nas informações, dados e documentos apresentados pelos próprios fornecedores, essa solução atribui notas a esses critérios e aponta o percentual de riscos ESG que essa parceria pode trazer para sua empresa.

Para isso, o Linkana ESG Rating verifica, por exemplo, a existência ou não de certificações em compliance e de outros certificados que indicam o modo de atuação, reputação e comprometimento do fornecedor com leis, normas e padronizações.

demonstração Linkana ESG Rating

Confira este vídeo exclusivo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda mais sobre o Linkana ESG Rating!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

De quais outras formas a Linkana aprimora sua gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

O que difere a Linkana de outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado, é que somente no nosso sistema você tem acesso a:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Não perca mais tempo! Faça como grandes companhias como Nívea, Mondelez, CBA, Mitre e tantas outras: aprimore agora mesmo sua gestão de fornecedores com a Linkana. 

Preencha o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market