Resources

Compliance

Compliance

Compliance

Certificação ABVTEX: qual a importância para o setor varejista têxtil? 

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 16, 2023

July 16, 2023

July 16, 2023

A certificação ABVTEX é um documento atribuído a empresas do setor têxtil que atesta o comprometimento com critérios, como promoção de trabalho digno, combate à informalidade, responsabilidade social e desenvolvimento da cadeia produtiva.

Parte do Programa ABVTEX da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, um dos principais objetivos dessa iniciativa é fomentar a construção de um varejo de moda sob pilares de compliance e ambientes sustentáveis.

Para quem atua nessa área, lidar com fornecedores e subcontratados detentores do selo ABVTEX é uma forma de mitigar diversos riscos que podem surgir decorrentes dessa parceria.

Se este é o seu ramo de atuação, confira agora, neste artigo, o que contempla essa certificação, como as empresas a obtêm, requisitos que devem ser cumpridos e por quais motivos vale a pena considerá-la na sua gestão de fornecedores.

O que é a certificação ABVTEX?

A certificação ABVTEX é tida como um dos maiores esforços do setor de moda brasileiro, e pode ser definida como um atestado fornecido a negócios do setor têxtil que atendem a uma série de requisitos instituídos pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil.

Basicamente, é possível dizer também que se trata de um certificado que confirma a seriedade e o compromisso de empresas desse segmento frente a diversos critérios voltados para sustentabilidade, proteção da natureza, qualidade de vida para as pessoas, entre outros relacionados. 

Para o entendimento sobre a certificação ABVTEX ficar mais claro, vale explicarmos o que contempla e qual o papel da entidade que a emite.

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil, ABVTEX, fundada em 1999, é composta pelos principais e mais importantes varejistas têxteis nacionais e internacionais, e trabalha em parceria com diversos órgãos governamentais, mercado em geral e indústrias vinculadas.

Além de funcionar como uma interlocutora desse setor, a ABVTEX promove o diálogo entre todos os agentes que compõem a cadeia de moda, bem como é amplamente reconhecida por conta de iniciativas voltadas para:

  • compliance;

  • combate à informalidade;

  • garantia de trabalho digno para os profissionais da área;

  • desenvolvimento e fornecimento responsável de insumos e serviços;

  • estruturação de cadeias produtivas sustentáveis.

Todos esses critérios são definidos e acompanhados pelo Programa ABVTEX, emissor da certificação e dos selos correspondentes.

Não deixe de ler: "Certificação de fornecedores: qual a real importância desse documento?"

Como funciona a ABVTEX? 

A ABVTEX funciona por meio da participação de varejistas de moda participantes de seu programa, o qual foi implementado em 2010 e já conta com seguintes números, segundo dados apresentados no próprio site da entidade:

  • 3.943 empresas aprovadas;

  • 51.979 auditorias realizadas.

  • 436.634 empregos diretos gerados;

A adesão ao programa, bem como a busca pela certificação ABVTEX é voluntária. Contudo, ao aderirem a esse sistema, os varejistas participantes assumem o compromisso de monitorar totalmente suas redes de abastecimento.

Somado a isso, somente podem comprar produtos ou contratar serviços de empresas fornecedoras devidamente aprovadas em auditorias realizadas sob os parâmetros do regulamento do Programa ABVTEX.

O que é preciso para ter o selo da ABVTEX?

Para ter o selo da ​​ABVTEX, que é um identificador das empresas certificadas por essa associação, é preciso atender e seguir uma série de critérios, os quais serão mensurados por meio de comitê de auditoria externo. 

Na prática, significa que é preciso buscar a lista de documentos e diretrizes a serem atendidas junto à Associação Brasileira do Varejo Têxtil e, posteriormente, contratar um organismo auditor credenciado à parte.

No que se refere, especificamente, aos requisitos ABVTEX que devem ser cumpridos para obter a certificação, alguns deles são:

  • formalização da companhia: tais como apresentação de CNPJ ativo, impostos em dia e outros pontos relacionados;

  • condições de trabalho oferecidas: com a verificação da existência ou não de uso de mão de obra infantil, trabalho escravo e outros;

  • promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho: a exemplo da oferta de EPIs (equipamentos de proteção individual) e de locais de trabalho saudáveis;

  • validação correta de empresas fornecedoras: pela realização de um processo de homologação de fornecedores e análise de riscos que contemplem as diretrizes do Programa ABVTEX;

  • boas práticas de governança: por meio da verificação da adoção de políticas e medidas internas que garantam a transparência dos processos gerenciais;

  • cuidados com o meio ambiente: com a análise do atendimento a leis e normas ambientais pertinentes ao setor.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que trabalhar com empresas com selo ABVTEX? 

Do ponto de vista da realização de uma boa gestão de fornecedores, trabalhar com empresas detentoras de um dos selos da Associação Brasileira do Varejo Têxtil é uma forma de proteger seu negócio de diversas ameaças.

Por exemplo, considerando que para obter a certificação ABVTEX é inadmissível utilizar trabalho infantil escravo, você terá a certeza de que sua companhia não será vinculada a esse tipo de crime, pois estará adquirindo insumos ou serviços de um fornecedor devidamente qualificado.

As questões voltadas para o atendimento dos pilares ESG seguem o mesmo princípio, visto que o selo ABVTEX só é conferido a companhias que zelam pela construção de uma cadeia de abastecimento sustentável.

Esses dois exemplos ressaltam a importância de mensurar riscos relacionados ao descumprimento dos direitos humanos e de boas práticas socioambientais e de governança.

Mas considerando uma cadeia de fornecimento robusta, formada por diversos fornecedores, como realizar essas análises e acompanhamento de maneira eficaz? O caminho mais indicado para isso é usar a tecnologia a favor dessa gestão.

Como a Linkana ajuda a melhorar a gestão de fornecedores do seu negócio?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Além de consultar automaticamente se uma empresa é certificada ABVTEX, uma das funcionalidades que você encontra no nosso sistema é o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise automática de riscos socioambientais e de governança que podem ser gerados por fornecedores.

ESG rating Linkana

Assista a este vídeo exclusivo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda melhor como funciona o Linkana ESG Rating!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ&t=38s

Quer mais detalhes sobre essa e outras funcionalidades oferecidas pela Linkana? Então preencha o formulário abaixo agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market