Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Benefícios da diversidade de fornecedores: a importância das empresas de grupos minoritários

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 5, 2022

September 5, 2022

September 5, 2022


Não é de hoje que o governo e empresas já perceberam os benefícios da diversidade de fornecedores. A inclusão de pessoas com nichos e culturas diferentes só contribui para formar um ambiente profissional mais inteligente, rico e econômico. 

Mas se a diversidade aparenta caminhar em passos curtos, os números comprovam sua real importância. 

Segundo a McKinsey, empresa de consultoria de gestão norte-americana, as corporações americanas gastam 58 centavos de dólar de receita em pagamentos a fornecedores. Ou seja, com pouco custo, é possível aumentar a diversidade nas organizações.

Nessa iniciativa de alavancar negócios diversos, uma questão interessante são as parcerias de fornecedores com empresas pertencentes a minorias e mulheres. Fato é que esse tipo de atitude pode servir de inspiração para os brasileiros.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os benefícios da diversidade de fornecedores e como podemos aplicar em solo brasileiro.

Qual o papel da diversidade de fornecedores? 

A diversidade é um aspecto que une as empresas a fornecedores diversos, isto é, baseia- se em empresas comandadas por indivíduos de contextos e culturas diferentes que podem fornecer o melhor produto ou serviço e, assim, criar um mercado mais amplo.

Os fornecedores diversos têm como característica trazerem soluções criativas que gerem um impacto positivo para a empresa e para o cliente.

Nesse contexto, podemos dizer que a diversidade de fornecedores pode enriquecer as empresas com:

  • culturas mais liberais;

  • pessoas de diferentes nichos;

  • mistura demográfica causada pela globalização;

  • aumento da expectativa de vida da organização.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

A importância da diversidade de fornecedores

Segundo a Forbes, 85% das empresas norte-americanas afirmam que a diversidade no ambiente de trabalho influencia de maneira direta a inovação, o que se mostra como uma medida promissora para o crescimento de qualquer negócio.

Desse modo, aumentar a diversidade de fornecedores se tornou uma questão urgente em um momento em que as questões sociais ganharam proporção gigantesca no mundo dos negócios.

Seguindo a McKinsey, 64% dos millennials dizem que não trabalharão para empresas com baixo desempenho em responsabilidade social corporativa.

Enquanto isso, investidores têm priorizado organizações com forte planejamento em diversidade e inclusão. 

Para fortalecer o comprometimento com esse movimento, o governo dos Estados Unidos começou a elevar as parcerias com MWBEs.

Minorias no Brasil e no mundo 

Enquanto no Brasil menos de 10% dos colaboradores das empresas fazem parte dos grupos considerados minoritários, isto é, negros, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs (pessoas com deficiência física), nos Estados Unidos 67% dos grupos são mais dispostos a contratar talentos minoritários do que a média das empresas americanas, conforme os dados apontados pela McKinsey.

Nos Estados Unidos, as empresas de negócios pertencentes a minorias e mulheres são chamados de MWBEs, cuja sigla em inglês é minority and women-owned business enterprises.

Essas corporações estão no escopo de programas de diversidade de fornecedores, se beneficiando com rendas mais altas. 

Isso mostra que expandir esse escopo criaria mais empresas para minorias em setores com salários mais altos e em funções com menor probabilidade de serem escravizados ou substituídos pelas ferramentas tecnológicas.


Por que trabalhar com fornecedores diversos? 

Diante do crescimento da classe, é possível perceber que convidar mais empresas do ramo para competir com outras organizações maiores fortalece a inovação, a concorrência e a resiliência.

As parcerias em um ecossistema de negócios são benefícios da diversidade de fornecedores, e podem aparecer de várias formas, como:

  • parcerias de canal: os revendedores vendem ou distribuem produtos de uma empresa para consumidores finais;

  • parcerias de plataforma: as empresas apresentam seus parceiros de negócios em suas plataformas, como, por exemplo, varejistas anunciam produtos de proprietários negros em seus sites;

  • relações estratégicas: os grupo minoritários podem oferecer serviços adicionais, como projetos de melhoria de arrendamento antes que os clientes se transfiram para os escritórios.


Leia também: Como implantar governança corporativa nas empresas: 6 etapas essenciais


Como criar um ecossistema de fornecedores diversos?

Várias organizações auxiliam empresas a formar parcerias com minorias. Confira algumas dicas para considerar essa união:

  • examine suas parcerias atuais: a primeira coisa a se fazer é analisar o escopo para ver onde você pode encaixar estratégias de inclusão da diversidade de fornecedores. Além disso, observe suas parcerias atuais para identificar onde é possível incluir esses grupos; 

  • repense a sua estrutura de governança: sua organização deve estar configurada para levar adiante uma parceria e não apenas com fornecedores. Priorize metas que proporcionem a diversidade em todos os tipos de parcerias de negócios;

  • eleve a participação de minorias em áreas do setor econômico: favoreça-as em possíveis áreas de crescimento, onde, de fato, irão necessitar de novos participantes. Não adianta criar um negócio diversificado em lugares já estabelecidos, enquanto outros setores necessitam com mais urgência dessa inclusão;

  • forme parcerias de longo prazo: comprometa-se a construir relacionamentos profundos por meio de aprendizados mútuos, uma vez que nem todas as parcerias são de ganhos rápidos.


Confira a Linkana Talks, com Leo Cavalcanti, CEO da Linkana, sobre o programa de diversidade de fornecedores:

https://www.youtube.com/watch?v=qh9p5ZH_w6w

Como incluir a diversidade de fornecedores no seu negócio?

Neste artigo você pode perceber uma variedade de benefícios da diversidade de fornecedores, a começar por parcerias com empresas minoritárias.

A partir desse hábito norte-americano, fica a reflexão para você implementá-la em sua cadeia. Para isso, você pode contar com a ajuda da Linkana.

Com a Linkana, você pode promover a diversidade de fornecedores em sua cadeia de suprimento por meio de ferramentas de coleta e análises de dados de fornecedores ativos.

Com a nossa plataforma é possível identificar e dar mais oportunidades para fornecedores controlados por pessoas de cor preta, mulheres, indígenas e LGBTQIA+.

A Linkana disponibiliza relatórios inteligentes por meio de informações do poderoso banco de dados de perfis dos fornecedores, agilizando o processo de contratação de acordo com a visão da sua empresa.

Conte com a Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market