Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Quais podem ser as alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+)?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 29, 2023

March 29, 2023

March 29, 2023

Identificar quais sistemas de gestão de fornecedores podem ser alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier 360 e Supplier+) é essencial para tornar esse gerenciamento mais preciso, otimizado e dinâmico na sua empresa.

Afinal, quem atua na área de compras e procurement sabe que existem diversas opções de softwares no mercado com a proposta de aprimorar a rotina desse setor. Entretanto, nem todos são robustos e completos o suficiente para suprir todas as necessidades. 

Por exemplo, uma falha comum nesse segmento é o fornecedor ter que apresentar suas informações a cada uma das empresas a qual se candidata para compor a cadeia de suprimentos. 

Se o uso de uma base de dados compartilhada se amplificasse, esse problema seria facilmente resolvido, deixando a atuação de quem contrata e de quem é contratado muito mais fácil. Apesar de ser bastante completo e eficiente, o CIAL Dun & Bradstreet não oferece esse tipo de recurso de universalização e compartilhamento para todas as informações, principalmente de informações de fornecedores no Brasil.

Assim, quais seriam as alternativas para esse software? Existe, nesse mercado, soluções mais adequadas para gerenciar a cadeia de abastecimento da sua empresa? Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre o tema.

​​O que é o CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+)?

Considerando todos os fatores que acabamos de citar, é interessante que você saiba que existem alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet Supplier 360 e Supplier+. As sugeridas nesse contexto são:

  • Linkana

  • G-Certifica

  • SAP Ariba

  • HICX

  • Coupa

Mas antes de falarmos pontualmente sobre cada uma delas, vale a pena explicarmos um pouco melhor sobre esse sistema. Dessa forma, você terá mais parâmetros para compará-las.

A CIAL Dun & Bradstreet é uma empresa com soluções de gestão de análises de riscos financeiro, riscos de terceiros, vendas e marketing, e governamentais.

No que se refere à análise e gestão de risco de terceiros, o sistema oferece diferentes funcionalidades. Alguns exemplos são:

  • supplier 360: recurso integrado de seleção e monitoramento de fornecedores;

  • compliance e due diligence: verificação de clientes considerando dados globais;

  • compliance watch: análise em relação a listas de combate à lavagem de dinheiro, pessoas politicamente expostas, entre outras vertentes relacionadas.

Ainda que tenha ferramentas bastante interessantes do ponto de vista global, as soluções de gestão de fornecedores da Cial D&B possuem algumas lacunas, como por exemplo mais automações e aderência às necessidades locais sobre dados de CNPJs no Brasil.

​​5 alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+)

As principais alternativas ao CIAL DUN &  Bradstreet (Supplier+) são: Linkana, G-Certifica. SAP Ariba, HICX, e Coupa. 

Confira, em detalhes, cada uma delas. 

Linkana

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

As funcionalidades que você encontra na Linkana são:

No artigo "Linkana ou CIAL Dun & Bradstreet: qual é o melhor software de gestão de fornecedores?" você confere uma comparação completa entre essas duas soluções. Por isso, não deixe de ler!

G-Certifica

O segundo sistema na lista de alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+) é o G-Certifica, plataforma da empresa Gedanken voltada para processo de onboarding (homologação e due diligence), avaliação e gestão de risco de fornecedores e clientes.

Entre as propostas desse sistema estão:

  • melhora dos relacionamento B2B;

  • diminuição da burocracia dos processos de contratação de fornecedores;

  • redução dos riscos pertinentes a parcerias desse tipo;

  • aprimoramento das tarefas relacionadas à gestão de terceiros.

SAP Ariba

Outra opção de substituição ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+) é o SAP Ariba, software específico para cadeia de suprimentos e e-procurement.

Entre as funcionalidades oferecidas por esse sistema estão as voltadas para:

  • supply chain: incluindo gerenciamento, cadastro, conexão, entre outras;

  • gestão de fornecedores: administração de ciclo de vida, desempenho, informações e outros;

  • serviços para compradores: com suporte para implementação de ações, conectividade, gestão de mudanças e mais;

  • procurement: visa a garantia de compliance da cadeia de suprimentos;

  • strategic sourcing: elaboração de acordos mais competitivos, identificação de fornecedores qualificados em menos tempo e mais.

HICX

A HICX se apresenta como uma "plataforma de gerenciamento da experiência do fornecedor". O sistema tem por objetivo reduzir os atritos de gerenciamento, descompactar a cadeia de suprimentos, integrar novos fornecedores, entre outras aplicações.

Para isso, a HICX oferece funcionalidades como:

  • consolidação de dados em uma única fonte;

  • integração e  gestão de perfis ao longo do ciclo de vida;

  • fluxo de trabalho agregado;

  • emissão de relatórios;

  • definição de métricas.

Coupa

O Coupa fecha nossa lista com alternativas ao CIAL Dun & Bradstreet (Supplier+) por se tratar de uma plataforma de gestão integrada de gastos empresariais.

O principal objetivo dessa solução é aprimorar e otimizar o gerenciamento de custos relacionados à aquisição de bens e serviços para um negócio.

Com isso, o Coupa é um sistema Business Spend Management (BSM) que oferece ao seus usuários funcionalidades, como:

  • análise e administração de gastos;

  • gestão de contratos;

  • avaliação de fornecedores;

  • solicitação de serviços;

  • gestão de inventários, entre outras.

Aproveite e leia também: "Linkana + Coupa: combinar esses sistemas vale a pena?"

Qual o melhor sistema para a área de compras e procurement?

O melhor sistema para a área de compras e procurement é aquele que é o mais completo, que traz mais funcionalidades e que ajuda a resolver todos os problemas relacionados a esse tipo de gestão.

No caso, a Linkana se destaca pelos motivos que já citamos aqui, e também por ter diferenciais em comparação a outras soluções como:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando ela sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos. 

Conheça, em detalhes, como a Linkana funciona e tudo o que tem a oferecer para a sua empresa. Preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market