Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

3 dicas práticas - e efetivas - para estruturar a área de gestão de fornecedores!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

13 de janeiro de 2023

13 de janeiro de 2023

13 de janeiro de 2023

Para ter êxito e evitar dores de cabeça, toda empresa precisa ser cautelosa na hora de adquirir insumos e matérias-primas. Afinal, isso influencia diretamente na qualidade dos produtos, nos prazos de entrega e na reputação da marca. Dessa forma, saber estruturar uma área de gestão de fornecedores é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Isso porque, em via de regra, esse departamento será o grande responsável por garantir que a empresa se torne mais ágil, reduza os custos e mantenha a sua produção em dia.

Além de, é claro, estar de olhos em aspectos como ESG, diversidade e inclusão.

No entanto, nós sabemos que essa não é uma tarefa simples, muito pelo contrário, ela requer muito planejamento e preparo, seja para saber como lidar com situações adversas ou para conseguir analisar as métricas e avaliar efetivamente os fornecedores. 

Por isso, nesse artigo vamos te dar um passo a passo completo de como estruturar uma área de gestão de fornecedores e, consequentemente, ter mais êxito em seus negócios.

Afinal, esse é, sem sombra de dúvidas, um dos setores mais estratégicos de uma empresa!

Mas, na prática, o que é gestão de fornecedores?

Antes de entender como estruturar uma área de gestão de fornecedores é preciso, primeiro, entender o que é a gestão de fornecedores propriamente dita. 

Afinal,  é essa gestão que vai te ajudar, entre outras coisas, a avaliar e selecionar os melhores parceiros de fornecimento de produtos e/ou serviços para sua empresa.

Além disso, essa atividade também envolve etapas como a administração da cadeia de suprimentos, homologação de fornecedores e gestão dos produtos oferecidos. 

Isso porque é através da gestão de fornecedores que a sua empresa vai conseguir controlar seus custos, tornando a alocação de recursos muito mais decisiva e eficiente, além de coletar informações que possam ser usadas na tomada de decisão estratégica. 

Ou seja, esse é um processo essencial para aumentar a rentabilidade das operações e, ao mesmo tempo, potencializar a produtividade, as demandas e os lucros do seu negócio.

Como estruturar uma área de gestão de fornecedores?

Atualmente, um dos grandes erros cometidos por empresas de todos os níveis, portes e segmentos, é deixar a área de gestão de fornecedores em segundo plano.

Isso porque essa área impacta diretamente na lucratividade e até mesmo na forma como a sua marca é vista no mercado. Afinal, se a sua empresa atua com fornecedores diversos e/ou incentiva a sustentabilidade, ela passa a ser melhor avaliada pelos investidores.

Aliás, de acordo com a Forbes, 85% das empresas norte-americanas afirmam que a diversidade no ambiente de trabalho influencia de maneira direta na inovação, o que se mostra como uma medida promissora para o crescimento de qualquer negócio.

Além disso, segundo a McKinsey, 64% dos millennials garantem que não trabalharão para empresas com baixo desempenho em responsabilidade social e corporativa. O que traduz ainda mais a urgência em se falar sobre ESG e diversidade na gestão de fornecedores.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement