Compras

Compras

Compras

Como calcular lote econômico de compras: como economizar e lucrar bem mais

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de novembro de 2020

11 de novembro de 2020

11 de novembro de 2020

Não existe fórmula para o sucesso. Porém, no mundo dos negócios, ignorar os números é algo que gestores não devem fazer. Existem fórmulas e cálculos que auxiliam a gestão a encontrar cenários ideais. No caso da gestão de compras, saber como calcular o lote econômico de compras é essencial.

Mas o que é o lote econômico de compras, qual a fórmula do LEC e como isso pode ser aplicado na gestão de compras para gerar economia e até maximizar os lucros da empresa? É isso que vamos mostrar agora. Confira nosso passo-a-passo de como calcular lote econômico de compras.

O que é Lote Econômico de Compras?

O conceito de Lote Econômico de Compras, ou simplesmente LEC, foi criado nos anos 1940. A ideia era dar um passo à frente na gestão de compras e estoques. 

Chamado também de EOQ (Economic Order Quantity, ou Quantidade de Pedido Econômico em tradução livre), essa metodologia busca encontrar a quantidade ideal a ser adquirida, levando em conta os custos de pedido e armazenamento, bem como a duração dos suprimentos na cadeia de produção.

Antes de questionar como calcular o lote econômico de compras, precisamos entender que seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio perfeito de custos, considerando emissão de pedidos, logística, armazenagem e consumo.

É comum administradores inexperientes acreditarem que quanto maior o pedido, mais ele irá economizar na conta. Mas não é tão simples. Pedidos maiores têm menor custo de compra, mas representam um gasto maior de transporte e armazenagem.

No caso de materiais perecíveis, isso fica ainda mais pertinente, já que é preciso avaliar a validade dos suprimentos e o tempo que leva para utilizar os itens na cadeia de produção.

Vale lembrar que o conceito de lote econômico de compras discorre tanto sobre a quantidade ideal de produtos em cada lote adquirido, quanto sobre a quantidade de pedidos a serem feitos e o intervalo entre eles.

Tudo isso visa garantir os seguintes pontos:

  • Menor custo de transporte dividido pelo tamanho do pedido;

  • Maior desconto obtido na negociação;

  • Menor custo de processamento e armazenagem;

  • Menor risco de falta de estoque;

  • Equilíbrio ideal de ressuprimento;

  • Melhor uso dos recursos da empresa;

  • Gerar economia através da compra inteligente;

  • Maximizar os lucros da operação final.

O que preciso saber antes de calcular o LEC?

Antes de efetivamente saber como calcular o lote econômico de compras, é preciso considerar alguns fatores essenciais para aplicar sua fórmula. Trata-se de uma lógica matemática, para se encontrar uma variável, é preciso de valores constantes, que para a LEC são:

  • Demanda de suprimentos;

  • Tamanho dos lotes sem restrições pelo fornecedor;

  • Conhecimento de custos de estocagem e pedido;

  • Lead time, tempo entre realização do pedido e recebimento.

Cumprindo os requisitos de conhecer os valores citados, podemos ir para o próximo passo, que é saber como calcular o lote econômico de compras. 

3 passos para utilizar o conceito do lote econômico de compras

Não basta aprender como calcular o lote econômico de compras, é preciso saber como utilizar esse conceito na prática. Confira nosso passo a passo:

Passo 1: Fórmula do LEC

Ao dispor dos dados citados no tópico anterior, passamos então para a fórmula do lote econômico de compras, que é a seguinte:

fórmula do lote econômico de compras LEC

O que temos acima é a fórmula de como calcular o lote econômico de compras. Primeiro, multiplicamos o custo fixo do pedido pela demanda necessária por 2. O valor resultante então é dividido pelo custo de armazenagem. 

Como resultado dessa equação, temos a quantidade de itens que compõem o lote econômico de compras, ou seja, quantos itens devem ser comprados no lote para gerar a melhor economia nos custos.

Vale lembrar que para calcular o lote econômico de compras não consideramos múltiplos fornecedores.

Passo 2: cálculo do tempo de produção por lote

Depois de calcular o LEC, é preciso ver como essa quantidade econômica irá se adequar a sua produção e fornecer um fluxo contínuo para atender as expectativas da empresa, com base no planejamento e na gestão financeira estabelecida.

Para isso, comece calculando o tempo de produção por lote. A fórmula é bem simples, basta multiplicar o LEC pelo número de dias de produção ativa, dividindo o resultado pela demanda total.

cálculo de tempo de produção por lote

Com essa informação, o departamento de compras é capaz de saber em quanto tempo a produção irá consumir os suprimentos adquiridos no lote econômico de compras.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Passo 3: cálculo de ressuprimento

Por fim, é preciso calcular o tempo ideal entre cada pedido do lote econômico, a fim de garantir o menor custo de armazenagem a longo prazo e evitar falta de suprimentos na produção.

Para isso, temos a fórmula do cálculo de ressuprimento:

cálculo de ressuprimento

Nela, precisamos conhecer o estoque mínimo que sua empresa precisa daquele item. As unidades do estoque mínimo então são multiplicadas pelo tempo de produção por lote (TPL) e o resultado dividido pelo LEC.

O tempo de ressuprimento, medido em dias, indica o tempo de intervalo ideal entre os pedidos econômicos para manter a produção ativa e sem riscos de abastecimento. 

Benefícios de utilizar o LEC

Sabendo como calcular o lote econômico de compras e, principalmente, como aplicar este conceito na sua empresa, vemos que a gestão de fornecedores fica muito mais clara e objetiva, sem mencionar a economia gerada e os lucros otimizados.

Isso ocorre por diminuir o tempo gasto para a tomada de decisão, uma vez que basta aplicar a fórmula. Com os cálculos adicionais de tempo de produção por lote e ressuprimento, os riscos para a cadeia de suprimentos ficam ainda menores.

Economize recursos para encontrar fornecedores

Já que o assunto é economizar recursos e diminuir riscos, não podemos deixar de citar os benefícios de utilizar a Linkana no seu processo de qualificação e homologação de fornecedores.

Especialista em análise de Compliance e governança corporativa, a Linkana oferece um sistema automatizado de consultas públicas e uma plataforma completa para gerenciamento de fornecedores, tudo que o setor de procurement precisa para mitigar riscos e acabar com a burocracia.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement