EcoVadis: o que oferece? E por que é importante consultar ratings ESG?

A EcoVadis é uma empresa que entrega classificações de sustentabilidade empresarial

Lançando mão de diferentes ferramentas, essa companhia ajuda negócios de todo o mundo a aprimorar suas operações e tomadas de decisão, a partir dos resultados da análise de desempenho ESG.

Uma das principais soluções oferecidas para empresas internacionais é o EcoVadis Ratings, utilizado como base de mais de 1 mil programas de geração de compras sustentáveis e estruturação global de cadeia de valores.

Entre os objetivos dessa pontuação, estão otimizar a rotina de compradores e melhorar a atuação de fornecedores, com a entrega de dados ambientais, sociais e de governança que contribuem para boas tomadas de decisão.

Quanto a isso, é fundamental você analisar pontualmente quais riscos os fornecedores que compõem sua cadeia de suprimentos podem trazer para sua empresa, em relação a esses pilares.

Afinal, essas parcerias são essenciais para manter o fluxo produtivo e operacional do seu negócio. Todavia, se as dinâmicas utilizadas forem contra os princípios ESG adotados pela companhia, isso pode gerar uma série de transtornos e desentendimentos.

Por conta disso, é bem importante conhecer soluções de rating ESG como a oferecida para EcoVadis e, também, outros sistemas que ajudam a aprimorar sua gestão de fornecedores em diversos aspectos.

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Siga a leitura e confira tudo agora mesmo! 

Quem é a EcoVadis?

Fundada em 2007 em Paris, a EcoVadis pode ser definida como uma plataforma de avaliação de sustentabilidade que fornece classificações e análises de desempenho em ESG para empresas de todo o mundo.

Com escritórios na França, Espanha, Alemanha, Polônia, Ilhas Maurício, Tunísia, Austrália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Hong Kong, suas soluções favorecem a promoção de transparência e responsabilidade corporativa em diferentes mercados.

O principal objetivo dessa organização é contribuir com o desenvolvimento de boas práticas de responsabilidade social e princípios ESG, partindo da influência das cadeias de suprimentos mundiais.

Para chegar a esse resultado, a companhia internacional trabalha com uma plataforma colaborativa, sendo que as empresas contratantes de seus serviços conseguem acompanhar e monitorar o desempenho sustentável dos fornecedores que compõem suas redes de abastecimento.

Ao todo, essa organização atua em 150 setores e 110 países, contribuindo para a gestão de riscos ESG de fornecedores e incentivando a adoção desse conceito e de condutas de inovação voltadas para atender esses pilares nas cadeias de suprimentos de todo o mundo.

Dica! Não deixe de ler este artigo: “Fundação de dados de fornecedores: o que é e para que serve?

Infográfico
ESG: o que é, como aplicar, vantagens e como medir
Listamos 7 vantagens de ter uma política ESG na sua empresa, 4 maneiras de como aplicar e 3 formas de como medir se as ações estão tendo sucesso ou não.

Como funciona o rating ESG da EcoVadis?

O rating ESG da EcoVadis funciona a partir do atendimento de padrões internacionais de sustentabilidade, incluindo o GRI (Global Reporting Initiative), a ISO 26000(norma de responsabilidade social) e o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).

O questionário de resultados de sustentabilidade aplicado aponta o desempenho de 21 indicadores, separados entre quatro temas principais, que são:

  • meio ambiente;
  • práticas trabalhistas e direitos humanos;
  • ética;
  • compras sustentáveis.

Ao final, obtém-se a resposta se houve – ou não – a integração de princípios de responsabilidade social empresarial (RSE) e sustentabilidade por parte da companhia analisada e, ainda, qual o nível de adoção dessas práticas.

Com isso, os tomadores de decisão têm uma fonte de informações realista para se respaldar e deliberar se vale a pena, ou não, trazer a empresa avaliada para compor a supply chain.

Aproveite e leia também: “Sustentabilidade na cadeia de fornecedores (ESG): por que investir?

Como consultar os ratings ESG de fornecedores?

Produtos como o Ecovadis Ratings acabam tendo uma aderência para empresas internacionais ou de maior porte. Isso acontece porque, normalmente, são soluções mais caras, de menor aderência às peculiaridades do mercado brasileiro. 

Entretanto, para uma análise mais adequada e automatizada de toda sua cadeia de fornecimento, existem outros produtos no mercado que facilitam a consulta de ratings ESG de maneira massiva, sem a necessidade do preenchimento de questionários. 

Inclusive, há aquelas voltadas especificamente para a gestão de fornecedores brasileiros, como é o caso do Linkana ESG Rating.

Considerando pontuações atribuídas a dados públicos e documentos dos apresentados pelas próprias empresas fornecedoras, o Linkana ESG Rating realiza automaticamente a mensuração de riscos relacionados a esses pilares.

Com isso, você tem mais embasamento para decidir entre a contratação, ou não, do fornecedor avaliado.

Neste vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, confira outros detalhes sobre o Linkana ESG Rating.

E, para levar para seu negócio todas essas ferramentas de gestão de fornecedores, preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Artigos Populares

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!