Conhecida mundialmente, a certificação LEED é um instrumento poderoso na busca de mudar a cultura das empresas. Na prática, esse documento certifica construções que desenvolvem ações sustentáveis para o meio ambiente.
O Brasil, por exemplo, tem se destacado entre os países que mais investem em práticas de sustentabilidade. De acordo com o US Green Building Council (USGBC), o Brasil está em 5º lugar no ranking de certificação Leed.
Mas não é fácil conquistar essa posição no mercado.
São vários os critérios para obter a certificação LEED, como, por exemplo, o uso correto de energia, de água e de resíduos, conforto e bem-estar, qualidade do ar, entre outros.
Embora o processo seja complexo, os benefícios de conquistar essa certificação são muitos. É isso o que veremos ao longo deste artigo.
Continue com a gente e boa leitura!
O que é a certificação LEED?
Proveniente do termo em inglês Leadership in Energy and Environmental Design, a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de certificação voltado para edifícios considerados sustentáveis.
O registro foi criado em 1993 pela United States Green Building Council (USGBC), organização sem fins lucrativos cujos responsáveis Rick Fedrizzi, David Gottfried e Mike Italiano tiveram a ideia de promover e fomentar práticas de construções que preservem o ecossistema.
Assim, essa certificação reconhece mundialmente a indústria de construção por meio de padrões de medição.
Qual o papel do USGBC?
O USGBC determina medidas que garantem que as empresas adquiram ou permaneçam com a certificação LEED, proporcionando ferramentas e estratégias para que os líderes montem suas equipes de projeto.
Vale ressaltar que o selo passa por atualizações frequentes, por isso, recomenda-se verificar constantemente a versão mais recente sobre o tema para não permanecer com informações desatualizadas.
Qual a importância da certificação LEED?
A certificação LEED incentiva a sustentabilidade em edifícios por meio de estratégias que contribuam para o meio ambiente, como energia renovável, menor uso de água, entre outros recursos.
Consequentemente, edifícios adeptos a essa prática levam à redução de custos para construções e manutenções.
Mas existem outros benefícios em torno da sustentabilidade. São eles:
- menor custo de operação, melhorando a produtividade e retenção de funcionários, além de atrair mais inquilinos;
- uso de materiais com componentes que provocam menor prejuízo para o meio ambiente e para a saúde da população;
- preocupação em construir espaços internos para os inquilinos, visando maior conforto e qualidade de vida.
A partir desses pontos, não há dúvidas de que esse registro é benéfico para todos os envolvidos, sejam donos de edifícios, ocupantes, funcionários ou inquilinos.
Como funciona a certificação LEED?
Existem oito categorias para receber o selo, cada uma atende um ponto relevante de hábitos ambientais, sociais e econômicos. São elas:
- Localização e Transporte;
- Terrenos Sustentáveis;
- Eficiência da Água;
- Energia e Atmosfera;
- Materiais e Recursos;
- Qualidade do Ambiente Interno;
- Inovação em Design;
- Prioridades Regionais
Como obter a certificação LEED?
Para obter a certificação LEED, as empresas devem passar pelas seguintes etapas:
- Registro do projeto;
- Entrega da documentação;
- Análise e confirmação dos pré-requisitos;
- Certificação.
Mas como é feito esse processo?
O primeiro passo é registrar o projeto na USGBC, realizado por meio da plataforma oficial do LEED. Neste caso, entregue todos os documentos e informações requisitados no momento do registro.
Enviado o material, a organização verificará seus dados e confirmará se o empreendimento atende aos pré-requisitos, como a conferência da tipologia do edifício e se corresponde às categorias determinadas.
Após isso, a USGBC divulgará uma nota do edifício e o nível de certificação. Em caso de incompatibilidade dos dados, você poderá recorrer à decisão e pedir uma nova avaliação.
Por fim, você precisará atingir uma pontuação mínima, isto é, quanto maior o seu esforço, maiores serão seus pontos e o nível do certificado. Confira:
- Certificação LEED – 40 a 49 pontos;
- Certificação LEED Silver – 50 a 59 pontos;
- Certificação LEED Gold – 60 a 79 pontos;
- Certificação LEED Platinum – 80 a 110 pontos
Leia mais: Sustentabilidade nas corporações: o que é + indicadores
Como saber quem possui a certificação LEED?
Para saber quem possui o certificado LEED, você deve acessar o site do GBC Brasil que revela a data de registro, certificação e pontuação. Além disso, o portal entrega dados mais complexos como empresas envolvidas, produtos, fotos e materiais para download.
A importância da Análise de Fornecedores da Linkana
A certificação tem beneficiado não somente os empreendedores de construção civil, bem como os inquilinos, o meio ambiente e a sociedade em geral.
Mas não basta somente buscar um selo como forma de compensação ou de prêmio, e sim, compreender a importância de fortalecer o espírito socioambiental. Pensando nisso, a Linkana pode dar uma ajudinha neste projeto.
A Linkana foi uma das 20 startups brasileiras escolhidas para participar do programa Aceleradora 100+ da Ambev, que tem como objetivo impulsionar empreendimentos que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade.
Nós fomos selecionados para a categoria ecossistema empreendedor que tem como temáticas:
- valorização de produtos gerados no processo de produção da cerveja;
- rastreabilidade da cadeia produtiva e fornecimento responsável;
- incentivo a cadeias produtivas locais e regionais;
- diversidade e inclusão na cadeia produtiva.
Legal, não é?
E por meio da plataforma de Análise de Fornecedores Ativos você pode verificar se o seu negócio está focado em sustentabilidade e preocupado com fatores, como, por exemplo, a diversidade de fornecedores (sejam microempresas ou grupos minoritários como mulheres, negros, LGBTQIA+).
Nós entregamos relatórios inteligentes cruzando seus gastos de fornecimento com nosso poderoso banco de dados de perfis abertos de fornecedores, construído com big data e inteligência artificial.
Caso você não esteja enquadrado nesse aspecto, talvez tenha chegado a hora de mudar sua cultura.
Conte com a Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede.
Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.